Atualizado em: 20 julho 2011

Consequencias do Efeito Estufa

Vivemos um período de incertezas e desastres naturais. A cada dia que passa vemos a natureza mudando drasticamente e pouco fazemos para evitar o aquecimento global e outros problemas.

É incrível conceber que o próprio ser humano, mesmo sendo o principal prejudicado, pouco faz para mudar esse quadro que nós mesmos construím0s. Ainda há tempo para evitar que a situação se torne mais grave, mas as medidas de prevenção devem ser tomadas urgentemente.

publicidade:

O problema todo se forma por consequencia do Efeito Estufa.

O mesmo recebe esse nome por ele ser igual a estufa de plantas e verdura, é algo que protege a terra para que nela haja condições habitáveis de vida humana. O efeito estufa existe desde que se formou a terra, e é indispensável para a vida.

O efeito estufa também é chamado pelo nome de “aquecimento global”, por causa do desenvolvimento desenfreado da sociedade. Desde o feudalismo, quanto haviam as queimadas começou então a se acumular na camada atmosférica terrestre gases que fazem o calor se concentrarem aqui.

O aquecimento global é causado pela queima de combustíveis fosseis como o petróleo, carvão e outros.

Dentre as consequencias causadas, podemos citar:

–         Aumento do nível dos oceanos: com o aumento da temperatura no mundo, está em curso o derretimento das calotas polares. Ao aumentar o nível da águas dos oceanos, podem ocorrer, futuramente, a submersão de muitas cidades litorâneas;
–         Crescimento e surgimento de desertos: o aumento da temperatura provoca a morte de várias espécies animais e vegetais, desequilibrando vários ecossistemas. Somado ao desmatamento que vem ocorrendo, principalmente em florestas de países tropicais (Brasil, países africanos), a tendência é aumentar cada vez mais as regiões desérticas do planeta Terra;
–         Aumento de furacões, tufões e ciclones: o aumento da temperatura faz com que ocorra maior evaporação das águas dos oceanos, potencializando estes tipos de catástrofes climáticas;
–         Ondas de calor: regiões de temperaturas amenas tem sofrido com as ondas de calor. No verão europeu, por exemplo, tem se verificado uma intensa onda de calor, provocando até mesmo mortes de idosos e crianças.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook