Atualizado em: 11 fevereiro 2014

Cio de Gato: Quanto tempo (duração), o que fazer, sintomas

Confira neste post, como saber se sua gata está no cio, para ficar atento aos sintomas, a este afeto em um momento fertil do seu animal domestico.
Você Sabia?
Que os gatos foram primeiramente domesticados nas primeiras vilas no Oriente Médio, e no antigo Egito, o gato era um animal venerado e considerado sagrado como um "deus" da Fertilidade.

Quando seu felino está no cio ele mostra alguns sintomas como afeto extremo, e caricias até mesmo em moveis na sua casa. (Divulgação)

Assim como acontece com as mulheres, as gatas no cio sofrem quando entram neste estado e com mudanças drásticas. Separamos até mesmo este post para que você fique por dentro de tudo que acontece na vida da sua gatinha e principalmente cuidando da saúde a cada dia. Um dos aspectos que mostram o fato da gata estar no cio é o miado alto, bem estridente, que é uma forma dela chamar a atenção dos gatos e de ressaltar que está em seu período fértil.

Sintomas

Além do miado, elas assumem outra postura, mais inquieta, mais ativa, muitas dessas vezes se esfregam em objetos como cadeiras e pés de mesas além de roçar nas pernas das pessoas também. Quando as gatas têm acesso às ruas, elas chamam a atenção demonstrando ao macho da espécie que ela está ativa as relações e quando voltam, geralmente estão mais calmas e quietas, por esse motivo seus donos as vezes nem percebe que as mesmas estão no cio.

Quanto dura?

Para os donos, a época do cio incomoda bastante, principalmente se a gata não cruzar, podendo esse cio ser repetido uma vez por mês. Não adianta prender a gata em casa e nem tentar distraí-la com alguma brincadeira diferente. Alguns calmantes podem ser recomendados através de um médico veterinário para poder minimizar esses sintomas. Um das soluções mais eficientes e prestativas é a castração dos animais de estimação, principalmente se você o tiver sem a intenção de futura reprodução.

Possibilidade

Para aquelas pessoas que querem manter a gata com possibilidade de reprodução, a dica é aprender a trabalhar com o cio e recorrer aos vários medicamentos calmantes que são utilizados, tudo sob supervisão médica. A idade indicada para castração é depois de um ano de idade do animal, após a primeira menarca. Somente o médico veterinário poderá realizar a castração com sucesso. A castração custa aproximadamente: Anestesia injetável – R$ 220,00 e anestesia inalatória – R$ 280,00.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook