Atualizado em: 19 setembro 2012

Como fuciona os biogases

Para você que não conhece a produção de biogás pode ocorrer de forma natural, como nos aterros sanitários ou com a implantação de uma usina de biogás.
Você Sabia?
Que a Biogás é uma mistura gasosa composta principalmente de gás metano, é obtido pela digestão anaeróbia (em ausência de oxigênio) de matéria orgânica, onde microrganismos atuam em um ecossistema balanceado com limites de temperatura e teor de umidade.

Biogases fonte de energia produzida a partir do lixo orgânico.

O biogás é uma ótima fonte de energia alternativa, que é produzida através do equipamento chamado biodigestor, que consiste na concentração de bactérias anaeróbicas (sem a necessidade do oxigênio), que fazem a decomposição e fermentação da matéria, produzindo o gás.

Os biogases são inflamáveis e tem em sua base química orgânica, dióxido de carbono e metano, que entram em estado de fermentação, após um período submetido a temperaturas elevadas, além do contato com a umidade e a acidez.

publicidade:

Como Funciona os Biogáses

Todo o processo é feito de forma artificial e natural ao mesmo tempo, já que a ação de toda a decomposição de matérias que ocorreria a céu aberto na natureza, é destinado aos biodigestores, que tem a função de filtrar e distribuir a energia produzida. Os gases que são integrados como energia, na composição, alguns apresentam cheiros desagradáveis; o forte odor afasta as pessoas de chegar perto deles, mas não é o caso do metano, que ao contrário do que muitos pensam, não tem cheiro, não tem cor e nem sabor.

Apesar de ser uma eficiente fonte de energia, sendo renovável, o biogás também contribui para poluição do meio ambiente, por conta das emissões de metano e do dióxido de carbono, que impactam na destruição da camada de ozônio. Em contrapartida, ajuda na despoluição orgânica da natureza.

Por conta até do efeito estufa, a implantação da fonte de energia, é recomendada para as áreas rurais, algo que a China e a Índia já possuem há um bom tempo, nas suas pequenas cidades do interior. Na Índia, o número de biodigestores ultrapassam os 300 mil espalhados por todo o país, algo que no Brasil, não chega em 8 mil. O planejamento para implantar o biogás nas grandes cidades Brasileiras, foi feito; mas as dificuldades em acompanhar a quantidade das produções de lixos, que é intensa, foram muitas; onde seriam necessários milhares de biodigestores, para fazer o trabalho.

Vantagem do Biogáses

A grande vantagem de utilizar o biogás, é amenizar o uso de outras fontes de energias, como o petróleo, o carvão e as usinas hidrelétricas; que além de serem maiores impactantes no meio ambiente, estão em entrando em um processo de extinção, já que cada vez mais os recursos estão ficando escassos.

Vídeo sobre o Biogás

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook