Atualizado em: 19 setembro 2012

Biodigestores – Resumo e Dúvidas

A biodigestão ou fermentação anaeróbica é um método de reciclagem que consiste na produção de gás combustível e também de adubos.
Você Sabia?
Que o processo de biometanação envolve a conversão anaeróbica de biomassa em metano. A decomposição biológica da matéria orgânica compreende quatro fases: hidrólise, acidogênese, acetogênese e metanogênese.

Biodigestores um aparelho que serve para reciclagem de dejetos

Com uma crise mundial de poluição, de lixos acumulados em várias partes do Planeta, alguns aparelhos são construídos, à fim de amenizar as incidências de gases, produtos orgânicos em estado de decomposição, que contribuem ativamente para degradação da natureza.

Além da energia elétrica e térmica, o gás produzido nos Biodigestores, são capazes de alimentar fogões, lampiões, geladeiras a gás, sem grandes problemas e de forma muito eficaz. Os Biodigestores são tratados como uma grande alternativa já há alguns anos, principalmente para as áreas rurais, que produzem grande quantidades de dejetos animais e vegetais.

publicidade:

Sobre o Biodigestores

Como uma grande fonte de energias naturais, os Biodigestores tem cada vez mais espaço no exterior, mas no Brasil ainda pouco se sabe dessa tecnologia, que pode ser muito útil, já que produzimos grandes quantidades de lixos, dos mais variados tipos, podendo ser transformados em fontes de economias.

O biogás produzido através dos Biodigestores, tem uma excelente capacidade na produção de energia elétrica, térmica, que tanto podem enquadrar a água ou o ar, que são processados a partir da combustão dos motores, que são movidos a biogás, tendo uma ótima economia de eletricidade privada.

Resumo

Pensando na questão, surgiram os Biodigestores, que são equipamentos de fácil construção e manuseio, e que tem uma função importantíssima, no aproveitamento processado de detritos para gerar gás, adubos, que são conhecidos como biogás e biofertilizantes; além de outras utilidades, como os processos de fermentação do vinho, cerveja, vinagre, entre outras substâncias.

Para entender como tudo é trabalho no equipamento, deve-se pensar em um processamento simples, através de bactérias anaeróbicas (que não dependem do oxigênio para sobreviver); todos os dejetos são jogados dentro da câmara fechada, e nessa combinação, máquina versus micros seres, essa massa, é transformada em combustível, fertilizantes, que são fontes naturais de energia.

Vídeo sobre os Biodigestores

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook