Atualizado em: 7 março 2012


O que é Parvovirose – Sintomas e Tratamento

A Parvovirose é uma virose muito séria que na maioria dos casos mata os cachorros que contraem a doença. Leiam informações de sintomas, tratamentos e prevenção.
O que é Parvovirose - Sintomas e Tratamento

Vejam como evitar que seu cachorro pegue parvovirose. ( Foto: Divulgação)

A parvovirose como diz o próprio nome é uma virose perigosa que ataca os homens e os cachorros. Para o ser humano ela se manifesta sob forma de infecção nas vias aéreas e nos olhos e não é fatal, já nos cachorros ela pode matar rapidamente e somente poucos se salvam desta terrível doença.

Ela ataca mais cachorros jovens porque os mais velhos acabam desenvolvendo uma imunidade além de existirem vacinas contra esta virose. Ela é transmitida através de objetos contaminados e muito comum em filhotes que ainda não possuem imunidade.

Sintomas

O cachorro desenvolve a doença depois de7 a10 dias que se deu a contaminação e ela ataca o aparelho digestivo causando vômito e diarréia com forte cheiro e com sangue, além de tosse, inchaço e falta de apetite. Em alguns cães Eça ataca o músculo do coração causando morte súbita.

Tratamento

Ao menor sintoma o dono do animal tem que levá-lo ao veterinário que o submeterá a exames para poder ministrar antibióticos além de ser necessária a hidratação do animal e doses de vitaminas. Em alguns casos é necessária a internação do animal para que se possa fazer medicação endovenosa a fim de se tentar salvar.

O cachorro com parvovirose deve ser separado caso você tenha outros cães em casa e além de medicado precisa ser aquecido e bem alimentado.

O que é Parvovirose - Sintomas e Tratamento

O que é Parvovirose - Sintomas e Tratamento ( Foto: Divulgação)

Prevenção

A única prevenção da Parvovirose é a vacina com as doses corretas. Quando for cruzar uma fêmea aconselha-se vacinar antes e desta forma os filhotes nascerão imunizados e deverão ser vacinados 15 dias após desmamarem.

Se você quer ter um cachorro em casa saiba que terá que cuidar dele com carinho e atenção além de consultas ao veterinário, água e alimentação adequada.

Carinho, atenção e brincadeiras fazem parte do pacote, mas saibam que será retribuído por ele em dobro além de você ganhar um amigo fiel!


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook