Atualizado em: 28 janeiro 2013

Animais de estimação exóticos – Como conseguir licença?

Hoje em dia muitas cidades proibir todos os animais exóticos mantidos como animais de estimação
Você Sabia?
Que um animal doméstico é selecionado para o convívio com os seres humanos por questões de companheirismo ou divertimento, o que não significa que essa seja a única função dessas espécies na nossa sociedade. O cão, por exemplo, é muito usado não só como animal de companhia.
Animais-Estimação-Exóticos2

O melhor amigo do homem não precisa ser um cachorro ou um gato

Tudo bem que ter um cachorro, gato, rato é muito bonitinho, mas já pensou em ter na sua casa uma cobra, lagarto, aranha? Os animais exóticos como estimação vem crescendo de forma exponencial nos últimos anos e faz com que você também tenha a vontade de ter um.

Porém, muito mais complicado do que simplesmente adotar um cachorro, os animais exóticos precisam de autorização e regulamentação do IBAMA. Isso porque é o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis que detém o poder, a responsabilidade e também todo o controle legislativo desses animais pouco convencionais.

publicidade:

Como Conseguir a Licença

A maior duvida entre aqueles que desejam ter um animal silvestre é se o mesmo pode ser legalizado. Segundo professor Stefan Tutzer, legalizar vem no sentido de tornar legal aquilo que não é, sendo assim, o IBAMA não “legaliza” aqueles animais que tenham sua origem duvidosa ou ilegal.

O primeiro passo então é ir no órgão competente da sua região e enviar o que chamamos de carta-consulta onde nela, vem descritos todos os objetivos e também as espécies que você pretende criar naquele local. Assim que essa etapa for aprovada, você deverá apresentar um projeto onde especifique a área abrangente e como a mesma será utilizada. Pós, o IBAMA fará uma visita no local e se tudo estiver de acordo, ele autoriza o criadouro.

Informação

Vale a pena lembrar que esses animais não devem ser tratados como cachorro e gato, tem suas atenção e necessidades especiais voltadas em diferentes áreas. É importante que você pense em todos os cuidados antes de tomar uma decisão desse porte.

Vídeo sobre Licença para Animais

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook