Atualizado em: 5 setembro 2012


Adesão do Pará à Independência do Brasil

Saiba tudo sobre o feriado do dia 15 de agosto, que completou os exatos 189 anos de união a independencia do país. Conheça mais sobre a história.
Você Sabia?
O Estado do Acre é um dos estados em que o Brasil acabou comprando de um país vizinho. O Brasil comprou o pedaço de terra da Bolivia, em 1903.

Em 2012, bem no dia 15 de agosto, foi comemorado o Adesão do Pará à Independência do Brasil, completando assim 189 anos. (Reprodução)

Muitos mistérios cercam as terras desconhecidas do Pará. Isso porque, primeiramente o Estado do Pará começou antes mesmo do descobrimento do Brasil, sob o titulo de Marajoaras. Essa província tornou-se estado quando aos 15 de agosto de 1823 houve o Adesão do Pará à Independência do Brasil, que enfim aconteceria no ano de 1889 as margens do Ipiranga. Contudo, parece que aí começaram algumas desavenças, sendo que essa província foi a ultima a ser incorporada ao antigo império. Isso porque quando o Brasil proclamou sua independência, como sabemos, rompeu-se os ligamentos presentes que tinha com Portugal, sendo que o Pará tinha muito dependência e por tal, demorou para ser incorporado. Contudo, especula-se que por mais que o feriado estadual seja no dia 15 de agosto, não há mérito de comemoração, já que houve uma adesão realizada pela então coroa e não uma adesão realizada por parte dos paranaenses que não queriam isso para si.

Fato Histórico

Um dos fatores históricos mais comentados foi sem duvida a Cabanagem. A cabanagem tratou de ser uma das revoltas mais importantes da nossa historia. Revolta social contra o império brasileiro, o então Grão- Pará tinha um verdadeiro estado de pobreza nas ruas, sendo uma terra muito esquecida pelos governantes.

Acima, o Teatro da Paz, um dos simbolos do Ciclo da Borracha e que auxiliou o processo para a independência do Pará. (Divulgação)

Com tudo o que aconteceu, houve força para lutar e resistir bravamente com as forças opressoras da coroa, que ao invés de fazer alguma coisa para mudar, agiram com força brutal comentando vários assassinatos.

Há historias de ouro também para o Pará, como o ciclo das borrachas, onde se tornou um dos principais exportadores dessa matéria prima. O regime ainda era parcialmente escravocrata, uma vez que havia salário, mas o mesmo ficava preso em moradia e comida que eles tinham que comprar para sobreviver. Hoje, é um dos locais históricos mais visitados no estado.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook