Atualizado em: 30 março 2012

Jogo de taco: conheça as regras

Se você tem interesse em saber mais sobre esse famoso jogo, que ainda é muito presente na vida de muitas crianças, nós separamos as principais regras dele neste post.
Você Sabia?
Na internet, existem várias histórias sobre como surgiu o taco. Uma das mais famosas é que esse jogo foi criado por ingleses da Companhia das Índias Ocidentais, que realizavam partidas de taco nos porões da embarcação durante a travessia do oceano.
Jogo de taco: regras

Para jogar taco, você precisa de um local plano, dois bastões, duas garrafas pet, um giz e uma bola de tênis.

Apesar dos constantes avanços tecnológicos, muitas pessoas ainda preferem aproveitar o seu tempo livre para se divertir com brincadeiras que não precisam de recursos modernos, como o jogo de taco, que se tornou muito popular no Brasil. Se você ainda não sabe jogar essa famosa brincadeira, que está presente por todo o país, nós separamos neste post as principais regras do jogo de taco.

Regras do jogo de taco

Como qualquer outro jogo, em uma partida de taco é necessário que todas as pessoas, que estejam jogando, conheçam bem as regras para todos terem chances iguais de ganhar. Para te ajudar, nós separamos as principais regras desse famoso jogo, que precisa de quatro jogadores, dois tacos de madeira, duas “casinhas” (lata de alumínio ou garrafa pet), uma bola de tênis e um giz branco.

publicidade:
  • Antes de começar, é necessário preparar o campo do jogo de taco. Em cada extremidade desse espaço limitado, vão ficar localizadas as casinhas. No entorno delas, tem que ser desenhado um círculo com o giz branco.
  • É por meio de um sorteio que vai ser decidido quais das duas duplas vão começar tentando rebater a bola.
  • Depois de ser decido quem vai começar rebatendo, todos os jogadores devem se posicionar: aqueles que estiverem com o taco na mão devem ficar ao lado das casinhas e com a ponta do bastão dentro do círculo e os outros dois, que vão lançar as bolas, devem se posicionar logo atrás do círculo.
  • O objetivo dos jogadores que estão com o taco na mão é rebater a bola e conseguir marcar um ponto ao trocar de base cruzando o taco com o companheiro. Por outro lado, o objetivo da dupla com a bolinha é conseguir obter a posse do taco, que pode ser conquistada de algumas maneiras, como o rebatedor resvalar por três vezes na bolinha e ela ir para trás da base, derrubar a casinha e tocar a bolinha no rebatedor que não está com o taco apoiado na base.
  • Se a bola é rebatida, mas não ultrapassou a linha de base oposta, o lançador pode arremessar novamente a bolinha no local onde ela parou.
  • Se a bola passar direto pelo rebatedor e pela casinha, o lançador do lado oposto pega a bolinha e se prepara para arremessar contra a outra casinha.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook