Atualizado em: 8 fevereiro 2012

YouTube remodela sua interface

As mudanças pretendem facilitar as buscas e tornar o funcionamento dos canais temáticos mais intuitivo, porém a maioria dos usuários manifestou descontentamento.

Novo YoutubeO YouTube remodelou completamente sua interface, e as maiores mudanças estão na home page  e nas funcionalidades relacionadas com o gerenciamento das contas de usuários. As inscrições para os canais e a conexão direta com o Facebook e o Google + são outros destaques.

A Google redesenhou completamente o YouTube, em sintonia com as mudanças que vem implementando em seus outros serviços, como Gmail ou Blogger.

publicidade:

A primeira página do YouTube tem experimenta uma grande mudança. Na parte central, sugestões aparecem em formato de blog. Uma coluna no lado direito também oferece vídeos, enquanto que a localizada no lado esquerdo contém uma série de opções.

A nova home page do YouTube

A nova home page do YouTube

A coluna da esquerda

O usuário pode acessar os vídeos do momento ou os mais populares. Além disso, o conteúdo também aparece dividido por categorias. Na coluna da esquerda podemos acessar música, esportes, games, ciência e tecnologia e muitos outros gêneros, que anteriormente não eram tão proeminentes. Nesta mesma coluna, há um botão azul no topo que convida à assinatura de novos canais.

Conteúdo central

Os canais também foram objeto de uma extensa renovação, apoiada pelo HTML 5, um novo padrão de Internet que tende a substituir o Flash. Ao iniciar a sessão, o usuário vê na parte central a atividade dos canais que assina. Ao observar esta nova funcionalidade em ação, me perguntei porque assino determinados canais, e obviamente, farei os ajustes necessários para que a proposta do Google esteja em simbiose com meu gosto.

Vídeos recomendados no lado direito

À direita estão os vídeos recomendados de forma personalizada, que, em tese, deverão interessar ao usuário. Na esquerda podemos encontrar nos canais sugeridos, uma maneira direta de se conectar com Facebook e com o Google +.

Usuários não gostaram da mudança

No vídeo promocional da Google que explica o novo design do YouTube, vários usuários postaram comentários reclamando da novidade. São vários protestos e no momento em que este artigo foi escrito, 2.038 pessoas gostaram, enquanto a maioria,6.081 pessoas não gostaram. Não sabemos se a Google irá adotar a filosofia de Steve Jobs, que achava improvável que o usuário soubesse o que desejava até que lhe fosse proposto.

Particularmente, prefiro esta nova interface. De fato, gostei muito mais desta, embora, eu não seja um usuário frequente ou avançado do serviço. Estas pessoas, sim, poderão tecer comentários mais consistentes sobre a mudança.

E você? Que tal ver o vídeo onde as mudanças são explicadas e você também poderá opinar.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook