Atualizado em: 10 outubro 2011

YouTube cria canal para experimentos científicos

O Youtube Space Lab foi criado para estimular o interesse de jovens de todo mundo em ciências. Ideias dos estudantes serão testadas no espaço.
YouTube Space Lab

YouTube Space Lab

Adolescentes de todo o mundo foram convidados nesta segunda-feira, para elaborar experimentos que poderão ser feitos na Estação Espacial Internacional e serão transmitidos ao público através do YouTube. O site de compartilhamento de vídeos controlado pela Google, e a Lenovo, irão trabalhar com as agências norte-americanas, europeias e japonesas no “Space Lab”  do YouTube, cujo objetivo é estimular o interesse dos jovens na ciência.

“A Google foi fundada por cientistas, de modo que inspirar a próxima geração de cientistas é muito importante para nós”, disse Zahaan Bharmal, diretor de marketing da empresa para a Europa, África e Oriente Médio. Bharmal foi o autor da ideia de que os alunos sugerissem experimentos interessantes para serem realizados na estação espacial em ambiente de micro-gravidade.

publicidade:

“Selecionaremos os dois melhores experimentos e os enviaremos em um foguete para a Estação Espacial”, confirmou Bharmal. “Esperamos que a transmissão ao vivo no YouTube seja a coisa mais interessante do mundo”, continuou ele. Um grupo de especialistas irá julgar os experimentos, entre eles o famoso físico e cosmólogo, Stephen Hawking.

A competição “Space Lab” do YouTube é aberta a estudantes de 14 a 18 anos de todo o mundo, menos em países que sofrem sanções dos EUA ou onde a lei não permita (caso do Brasil). O prazo para envio de ideias encerra em 7 de Dezembro e os vencedores serão anunciados em Washington, em março de 2012.

Os estudantes cujas ideias forem selecionadas, terão de escolher como um prêmio, ou estar presentes no lançamento do foguete, ou visitar o centro de treinamento para os cosmonautas russos. Os seis vencedores regionais também irão desfrutar vôos em gravidade zero.

O canal “Space Lab” do YouTube se tornará uma plataforma on-line permanente para divulgar conteúdo relacionado à ciência. As informações do concurso estão disponíveis no site You Tube.

Infelizmente, residentes no Brasil não poderão participar do concurso por “restrições legais” que o YouTube não detalha, mas terão acesso completo ao YouTube Space Lab e poderão votar nos experimentos.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook