Atualizado em: 3 junho 2011

YouTube agora tem Creative Commons

Depois de implementar inúmeros recursos para combater a pirataria, o YouTube flexibiliza e permite que sejam postados vídeos sob licença Creative Commons.

YouTube agora tem Creative CommonsO YouTube disponibilizou para todos os usuários registados na plataforma, a possibilidade de indicar que um vídeo está sob licença Creative Commons. Até agora, o mais popular site de vídeos do planeta apenas permitia a possibilidade de registrar a licença de copyright que, teoricamente, impedia a  sua reutilização. Agora, os vídeos com a nova licença, podem ser reutilizados para fins comerciais e livremente editados.

O YouTube, que a cada minuto recebe uma quantidade de vídeos equivalente a 48 horas, ao adicionar as opções da licença Creative Commons (CC), nos oferece a oportunidade de usar um sistema mais flexível de direitos autorais do que aquele usado até o momento.

publicidade:

De acordo com um comunicado divulgado pela Creative Commons, ao usar o editor online de vídeos do YouTube,  você terá a opção de escolher entre a licença de uso standard (a que usamos até hoje) e a nova licença Creative Commons. Com isso, os vídeos sob esta licença poderão ser livremente copiados por outros usuários e poderão ser usados para fins comerciais.

Finalmente, o YouTube se torna “colega” de muitos outros sites que fornecem aos usuários ferramentas para compartilhar suas criações com segurança e  de forma legal. Para o lançamento, a Al-Jazeera e C-SPAN serão pioneiros e que concordaram em libertar mais de 10.000 vídeos sobre esta licença.

Para editar os vídeos os com Creative Commons no editor do YouTube, basta entrar no editor do site (youtube.com/editor) e selecionar o “CC” ao lado da barra de buscas.

A licença Creative Commons tem várias opções de compartilhamento. O YouTube optou pela CC BY 3.0, que permite edição e compartilhamento livre com a menção da autoria e a licença.

Fonte: Creative Commons

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook