Atualizado em: 22 dezembro 2010

www.wikipedia.pt – Site Wikipedia Portugal

Buscando informação na internet de confiança? Uma boa opção é a Wikipédia. Apesar de muita crítica no que diz respeito ao seu conteúdo, o Wikipédia hoje é um site bastante confiável.

publicidade:

A Wikipédia é uma enciclopédia multilíngue online livre colaborativa, ou seja, escrita internacionalmente por várias pessoas comuns de diversas regiões do mundo, todas elas voluntárias. Por ser livre, entende-se que qualquer artigo dessa obra pode ser transcrito, modificado e ampliado, desde que preservados os direitos de cópia e modificações, visto que o conteúdo da Wikipédia está sob a licença GNU/FDL (ou GFDL) e Creative Commons Attribution-ShareAlike (CC-by-SA) 3.0.

Criada em 15 de janeiro de 2001, a Wikipédia baseia-se no sistema wiki (do havaiano wiki-wiki = “rápido”, “veloz”, “célere”).

O modelo wiki é uma rede de páginas web contendo as mais diversas informações, que podem ser modificadas e ampliadas por qualquer pessoa através de navegadores comuns, tais como o Internet Explorer, Google Chrome, Mozilla Firefox, Netscape, Opera, Safari, ou outro qualquer programa capaz de ler páginas em HTML e imagens. Este é o fator que distingue a Wikipédia de todas as outras enciclopédias: qualquer pessoa com o acesso à Internet pode modificar qualquer artigo, e cada leitor é potencial colaborador do projeto.

A enciclopédia sem fins lucrativos é gerida e operada pela Wikimedia Foundation. Ela está disponível em 272 idiomas ou dialetos com mais de 15 milhões de artigos, dos quais mais de 3 milhões de artigos são referentes à versão em língua inglesa e 661 415 artigos na versão em língua portuguesa (dados de 21 de dezembro de 2010). O número total de páginas ronda os 58 milhões e inclui imagens, páginas de usuários, páginas de discussão, categorias, predefinições, páginas de gestão dos projectos, etc. A versão alemã distribui-se também em DVD-ROM. Propõem-se, ainda, as ideias na versão anglófona, além de uma edição impressa.

Desde seu início, a Wikipédia tem aumentado firmemente sua popularidade, e seu sucesso tem feito surgir outros projetos irmãos. Segundo o Alexa, a wikipédia é o sétimo website mais visitado do mundo. A popularidade também deve-se ao fato de muitas das páginas terem sido ou copiadas ou bifurcadas. Nas palavras do co-fundador Jimmy Wales, a Wikipédia é “um esforço para criar e distribuir uma enciclopédia livre e em diversos idiomas da mais elevada qualidade possível a cada pessoa do planeta, em sua própria língua”.

Contudo, o fato de qualquer um, especialista ou não, poder editar o conteúdo da Wikipédia tem gerado controvérsias. Algumas revistas e/ou enciclopédias rivais, tais como Encarta e Encyclopædia Britannica, têm criticado os artigos contidos na Wikipédia, que afirmam serem abordados de tal forma que condigam com a opinião da maioria e não com os fatos.

As características do site, são:

* A Wikipédia é uma enciclopédia que compreende elementos de enciclopédias generalistas, de enciclopédias especializadas e de almanaques. A Wikipédia não é um repositório de informação indiscriminada. A Wikipédia não é um dicionário, não é uma página onde se coloca o currículo, um fórum de discussão, um diretório de links ou uma experiência política. A Wikipédia não é local apropriado para inserir opiniões, teorias ou experiências pessoais;

* Na versão em Português qualquer pessoa pode criar e editar artigos, independente de registrar-se ou não, exceto os que estejam protegidos pelos administradores;

* Disputas editoriais, chamadas de guerras de edições e dados conflitantes podem ser debatidos numa aba anexada a cada artigo denominada de discussão.

* Cada alteração das páginas ficam registradas na aba histórico. Deste modo seus contribuidores são creditados.

* É colaborativa e escrita sob uma licença livre: Creative Commons Attribution/Share-Alike License 3.0 e GFDL, que permitem a cópia, modificação e distribuição da obra, desde que sejam atribuídos seus autores, no mínimo através de um link para o verbete. Modificações posteriores da obra devem permanecer sob a licença livre. Devido a esta característica não são permitidas cópias de texto de outros lugares que possuam direitos de autor. O texto incluídos pelos usuários são textos de sua autoria, baseados em fontes externas que quando publicados tornam-se textos livres;

* Não são aceitas pesquisas inéditas. Somente o que já foi publicado e é consensual é aceito. Os textos podem ter diferentes visões sobre um tema, baseadas em fontes que sejam confiáveis e independentes. Nem um artigo deve defender um determinado ponto de vista e não deve ser apresentado como o verdadeiro e/ou o melhor, tampouco como o falso e/ou o pior.

* Possui regras estabelecidas pelos seus usuários;

* Seu acervo virtual, como a enciclopédia mais abrangente do planeta, “compete com o da Biblioteca do Congresso norte-americano, a segunda maior do mundo, com mais de 29 milhões de livros”. Wikipédia iniciou com 5,1 mil palavras, número que subiu, em janeiro de 2006, para mais de 720 milhões; o número de imagens, no mesmo mês, também é significativo: mais de 1 milhão;

* “… a Wikipédia já é o exemplo de wiki mais bem-sucedido da História. Se explorado comercialmente, valeria milhões de dólares.”;

* “… a Wikipédia desafia o modo convencional de lidar com propriedade intelectual, pois não há qualquer cobrança de direito autoral. Informação não tem dono, dizem os arautos dos novos tempos.”

* No modelo wiki, a História é narrada não só por renomados especialistas, mas também por anônimos (especialistas ou não) que, contudo, diariamente vivenciam os acontecimentos;

* Em conclusão, em sua fase inicial, muitos não acreditaram no sucesso da Wikipédia. Segundo o professor Imre Simon, do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, “Quando foi lançada, muita gente pensou que a iniciativa não duraria quinze minutos.” Mas o sucesso irrefutável da obra provou exatamente o contrário;

* Seu êxito foi tão intenso, que Jimmy Wales pretende lançar uma versão da Wikipédia em CD-ROM, revista por especialistas.

Você pode acessar a Wikipedia clicando no link abaixo. Lá você poderá escolher o idioman e ter toda a informação de que prescia.

Wikipedia

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook