Atualizado em: 27 janeiro 2012

Wikipedia bate recorde de arrecadações

A maioria das receitas são obtidas pela campanha anual, e o restante em doações de instituições como a Fundação Sloan, e outras menores.
Jimmy Wales, fundador da Wikipedia

Jimmy Wales, fundador da Wikipedia

A Wikimedia Foundation, organização sem fins lucrativos responsável pela Wikipédia, a famosa enciclopédia livre, conseguiu arrecadar até o final do ano passado, 20 milhões de dólares em doações .

A fundação criada por Jimmy Wales encerrou sua campanha anual de arrecadação de fundos, que são a principal fonte de recursos da empresa. E desta vez, conseguiram bater um recorde, conseguindo mais de um milhão de doadores ao redor do mundo. Essas doações foram aumentando ano após ano desde que a campanha começou em 2003.

publicidade:

Campanha agressiva

Jimmy Wales pedindo doações aos leitores

Jimmy Wales pedindo doações aos leitores

A campanha de 2011 foi especialmente agressiva, eu diria até mesmo chata. Sempre que eu entrava na Wikipédia, estava lá um banner do fundador ou um dos membros da fundação pedindo dinheiro.

Sites da Wikimedia, entre as quais está a famosa enciclopédia, atendem a mais de 470 milhões de pessoas todo mês. E apesar de ser cobiçada por vários anunciantes, continua se sustentando através de doações realizadas por seus leitores.

Wikipedia quer continuar independente

A verdade é que este modelo funciona muito bem para eles. “Manter a nossa independência permite que nos concentremos exclusivamente em fornecer um serviço público útil”, disse Sue Gardner, diretora-executiva da Fundação Wikimedia. Ela aproveitou para agradecer por todas as doações e prometeu usar o dinheiro dos usuários de forma eficiente e com cuidado.

Desde 2008, o número de doadores da Fundação Wikimedia aumentou dez vezes. A campanha anual é a forma da fundação para pagar suas contas. Rendimentos desta campanha serão usados para comprar e instalar servidores e outros equipamentos, desenvolver um novo site, expandir os serviços móveis, fornecer uma defesa legal para projetos, e para o apoio da vasta comunidade global de voluntários Wikimedia.

A despesa total prevista para o período 2011-12 é de 28,3 milhões de dólares. A maioria das receitas são obtidas pela campanha anual, e o restante em doações de instituições como a Fundação Sloan, e outras menores.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook