Atualizado em: 8 junho 2011

Você está pronto para o IPv6?

A forma como a Internet se comunica está com os dias contados. Embora o usuário não perceba mudanças, nos bastidores, uma infinidade de equipamentos terá que se adaptar ao novo sistema chamado IPV6.

Você está pronto para o IPV6?Grandes empresas como Google e Facebook confirmaram o seu apoio à iniciativa de mudança para o protocolo IPv6, que é o futuro da Internet. No dia mundial do IPv6, a Google disponibilizou publicamente um serviço para verificar se suas conexões de internet são otimizadas para o novo protocolo. O serviço é gratuito e você só tem que visitar um site para realizar o teste em poucos segundos.

A indústria digital será impactada rapidamente pela implementação do protocolo IPv6 . O sistema atual, o IPv4, tem sido incapaz de gerar novos endereços de Internet (www.algumacoisa.com)  e as empresas e instituições estão trabalhando para mudar rapidamente o sistema para o IPv6. Na semana passada, lideres convocaram vários intervenientes no setor, empresas e associações para formar um grupo de trabalho que promove a integração no novo sistema. Iniciativas semelhantes tem sido tomadas pelos governos e iniciativa privada ao redor do mundo.

publicidade:

No grupo de trabalho formado na semana passada, se encontra a Google, uma empresa que, pela sua dimensão e impacto, tem grande responsabilidade para fomentar a mudança de protocolo no mais curto espaço de tempo possível. Por esta razão, a Google usou seu blog para confirmar seu apoio no dia mundial do IPv6 e informar aos usuários sobre o que significa.

Além da função informativa, a Google desenvolveu e disponibilizou publicamente uma ferramenta para que os usuários verifiquem se os seus sistemas são otimizados para o novo protocolo IPv6. Os usuários só precisam acessar o endereço http://ipv6test.google.com e segundos depois receberão uma mensagem informando se a sua conexão é válida para o IPv6.

Se a conexão for adequada, a ferramenta exibe a mensagem: “Sim, parece que sua conexão está pronta”. Caso contrário, a página informa o usuário sobre as deficiências de sua conexão. Usuários que não possuem uma conexão adequada devem pensar em mudar para o IPv6 o mais breve possível, uma vez que o limite de novos endereços de Internet já se esgotou, sendo que no futuro próximo, a maioria dos conteúdos serão adaptados a este sistema.

Eu fiz o teste aqui em casa com uma conexão ADSL do Oi Velox e recebi a mensagem que está tudo ok. A mensagem tem relação com nosso hardware e também com o provedor de Internet. Se qualquer um dos equipamentos usados pro ambos não estiver pronto para o novo protocolo, a página irá lhe alertar sobre o problema.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook