Atualizado em: 15 março 2011

Twitter completa 5 anos

news_twitter_1794401bA plataforma de rede social Twitter, pioneira na troca de mensagens curtas (eu acho), comemorou esta semana cinco anos de existência com a ambição de continuar a crescer e revolucionar o uso da Internet.

Jack Dorsey, presidente do conselho de administração da empresa californiana, sintetizou no Twitter a história do nascimento da empresa: “Cinco anos atrás nós começamos a fazer a programação do Twitter. Oito dias depois enviamos o primeiro tweet.

publicidade:

“Estou instalando minha twttr” Dorsey anunciava em 21 de março de 2006.

Dorsey foi inspirado nos celulares para ter a idéia de lançar este serviço de mensagens com o máximo de 140 caracteres, chamado “tweet” (pio, em Inglês).

Nessa época, Dorsey  trabalhava em Odeo, uma empresa de podcasts (serviço de distribuição de arquivos de áudio e vídeo), com os outros dois fundadores do Twitter, Biz Stone e Evan Williams.

Desde então, o Twitter (gorgeio ou piado) continuou a crescer. Hoje ele tem mais 200 milhões de usuários, muito menos do Facebook (500 milhões), mas duas vezes mais que o MySpace, pioneiro das redes sociais.

O site permite seguir mensagens curtas em formato de texto que carregam o pensamentos dos internautas e usuários para os que estão inscritos no seu Twitter.

O Twitter agora é considerado um meio de comunicação indispensável, tanto no contexto de uma catástrofe natural, como no Chile e Japão, como no movimento de massas capaz de abalar o regime de Teerã ou derrubar os presidentes da Tunísia e Egito.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook