Atualizado em: 9 setembro 2011

Twitter chega aos 100 milhões de usuários

Twitter comemora a conquista de 100 milhões de usuários em seu blog com um post, cujo título é "Cem milhões de vozes" Parabéns ao microblog dos 140 caracteres!
Dick Costolo, CEO do Twitter

Dick Costolo, CEO do Twitter

Com o título “Cem milhões de vozes”, o Twitter comemorou em sem blog a conquista de 100 milhões de usuários. O serviço que era considerado por muitos, eu inclusive, como fútil, tornou-se importantíssimo para transmissão de informações em tempo real. Hoje encontramos políticos, empresas de mídia tradicional, celebridades e mesmo governos no popular serviço de microblogging dos 140 caracteres.

193 países em 17 idiomas

O serviço está disponível em 193 países, operando em 17 idiomas diferentes e conseguiu conquistar o número mágico dos 100 milhões de usuários em pouco mais que cinco anos de existência. Ao lado do Facebook e seus 750 milhões de usuários, o número do Twitter não parece tão expressivo, mas esta comparação não é ideal, porque a natureza dos serviços é muito diferente. O Twitter é sinônimo de “em tempo real”. Não é incomum que os sites e agências de notícias mais relevantes do mundo usem o serviço como fonte de informação. Lembram do recente caso do Egito?

publicidade:

Exemplo de uso

Eu, por exemplo, uso o serviço para acompanhar pessoas da mesma área de atuação, empresas cujas informações me interessam e algumas figuras que considero relevantes. Hoje fiz uso do serviço para tentar descobrir alguma informação sobre o serviço de telefonia VoIP chamado Vono, do qual sou assinante, e que ficou fora do ar durante boa parte do dia. Através dele, descobri que outros usuários também estavam com suas linhas inoperantes, caracterizando um “apagão”. Bastou usar a ferramenta de busca do microblog para descobrir o que, por outra via, foi impossível.

O futuro

E o que virá agora, depois de 100 milhões de usuários, dos quais, 35 são chefes de estado? Não sei, afinal não sou analista de mercado, mas me parece que não é o número de usuários que dita como o barco anda na empresa, e sim os lucros. O Twitter vem comprando vários serviços muito populares de terceiros e incorporando suas funcionalidades diretamente no microblog. Várias experiências relacionadas a exibição de propaganda foram feitas e muitas delas já foram implantadas. O que trazia preocupação para os executivos anteriormente era gerar renda. Hoje, a preocupação é o quanto poderão aumentar seus lucros. O paradigma mudou, para melhor.

Parabéns ao Twitter!

Fonte: Blog do Twitter

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook