Atualizado em: 7 dezembro 2010

Tumblr o que é, como usar?

Em tempos de web 2.0 e de internet banda larga, cada vez mais pessoas buscam se inteirar de elementos e terminações do mundo digial para mandar bem e ficar por dentro desse novo mundo. Uma dessas novidades do mundo digital é o Tumblr.

publicidade:

O Tumblr é uma plataforma de blogging que permite aos seus usuários publicarem textos, imagens, vídeo, links, citações e áudio, e um blog de textos curtos. Porém, não chega a ser um microblog, estando em uma categoria intermediária entre o WordPress e o famoso Twitter.

Os usuários são capazes de “seguir” outros usuários e ver seus posts em seu painel (dashboard). Usuários podem gostar (favoritar) ou reblogar (divulgar) outros blogs. O serviço de personalização e enfatiza a facilidade de uso. Segundo, o blog especializado em informática Usuário Compulsivo o Tumblr é uma ferramente importantíssima para a internet. Veja o texto na íntegra abaixo.

O que é Tumblr? O Tumblr é um sistema de rede social e micro-weblog que permite aos seus usuários compartilhar links, textos, vídeos, e audio. Como no Twitter, você pode seguir outras pessoas e ver no seu painel de controle (Dashboard) os últimos posts destas pessoas que você segue.

Uma das coisas interessantes é que, assim como no Twitter existe a possibilidade de “Retweet“, ou seja, repostar o twit postado por outra pessoa, você pode “reblogar” os posts de outros usuários, ou apenas favoritá-los, e todos podem fazer o mesmo com o seu conteúdo, tudo de maneira muito simples e rápida.

Você pode customizá-lo com temas pré-existentes no próprio sistema ou copiar códigos html já prontos criados por outros usuários e disponíveis em diversos sites pela internet ou, ainda, criar seu próprio layout.

Além disso, o site permite integração com outras plataformas, como o site de bookmarks Del.icio.us, o Digg, ou sites como WordPress, Blogger, Livejournal, Facebook e Twitter. Você também pode escolher importar feeds de outros sites e weblogs seus ou de terceiros, e escolher se quer que sejam postados apenas como links, imagens, link e resumo.

Eu poderia citar aqui vários bons motivos pra usar o Tumblr, mas em vez disso, sugiro a todos a leitura deste post do Alessandro Martins, com vários links interessantes e 12 bons motivos pra você também usar o Tumblr.

Pros iniciantes, resolvi mostrar aqui como criar e customizar sua página (para ver as imagens em tamanho maior, clique sobre elas, que abrirão em nova aba/janela).

Ao acessar a página principal do site, é muito fácil criar uma conta: você vai preencher os 3 campos que aparecem, na seguinte ordem – seu email, a senha desejada e o nome de usuário que você quer, que será parte de seu endereço no Tumblr, que, então, será http://seunomedeusuario.tumblr.com.

Automaticamente, sua conta será criada e seu login feito e você recebrá um email de confirmação. Uma vez logado, você será direcionado ao Dashboard, seu painel de controle.


A partir dali você poderá postar textos, fotos, citações, links, chat, vídeo ou áudio, clicando nos respectivos ícones. Você pode, também, ajustar as preferências de suas conta, clicando em “Account” e no submenu “Preferences“.

Já para customizar, basta clicar ali onde você vê escrito “Customize page“, na imagem anterior, ao lado da janela de suas preferências, ou na lista à direita da tela no seu painel de controle.

Na página de customização, no topo, você terá uma barra de ferramentas, sendo a primeira delas chamada de ” info“. Ali você colocará o título do seu Tumblog, uma descrição sua ou do seu site, fará upload do seu avatar e poderá trocar o endereço do seu Tumblog quando desejar. Feita as alterações, clique em “Save“, no alto, à direita, da mesma barra de ferramentas.

Clicando em “Theme“, você poderá escolher um dos layouts pré-configurados, bastando clicar sobre aquele de sua escolhar e, novamente, clicando em “Save” na barra de ferramentas, ou clicar em “Use Custom Html“, para colar o html de algum layout escolhido em outros sites ou colar o código do layout feito por você mesmo, novamente não esquecendo de, depois de colar o código, clicar em “Save“.

Para saber as tags que devem ser usadas na criação de seu próprio layout, você pode visitar a central de ajuda do Tumblr que, embora em inglês, é de relativamente fácil compreensão.

Dependendo do layout escolhido, você ainda poderá clicar em “ Appearance” e mudar as cores de fundo, texto, links e afins, apenas clicando nas paletas de cores.

Na aba “Services“, por sua vez, vocês podem fazer a integração com Facebook, Twitter e outros sites, conforme já mencionado anteriormente, apenas preenchendo os campos de formulário. Eu habilitei meus weblogs, twitter e meu Del.icio.us.

Na aba “Advanced“, é possível configurar o horário, a quantidade de posts que aparecerão na sua página principal, o endereço de feeds do seu Tumblog, se os links abrirão em nova aba.

Novamente destacamos: após a alteração de cada opção, clique em “Save. Se você não quiser fazer novas alterações, pode clicar em “Save+close“, que você será mandado de volta para seu Painel de Controle.

Para adicionar usuários é fácil : na página destes usuários aparecerá o texto ou um botão com o texto “+follow“: basta clicar ali. Para fazer “reblog” de um post, basta clicar no texto ou ícone correspondente (já que varia de layout para layout) de cada post de outro usuário que você achar interessante.

Novamente destacamos: após a alteração de cada opção, clique em “Save. Se você não quiser fazer novas alterações, pode clicar em “Save+close“, que você será mandado de volta para seu Painel de Controle.

Leia mais: http://www.compulsivo.com.br/2009/09/o-que-e-tumblr-guia-basico-para.html#ixzz17OhCdLQh
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook