Atualizado em: 22 junho 2010

Sistema ERP – O que é e como funciona

É sempre bom começar defindo.

publicidade:

O Sistema ERP, abreviação do Enterprise Resource Planning, e trata-se de sistemas de informação que tem a capacidade de unir todos os dados e processos de uma organização em um único sistema.

VISÃO

Esta união de dados por ser analisada sob dois pontos.

O primeiro como um sistema funcional a exemplo dos sistemas de finanças, contabilidade, recursos humanos, entre outros.

E outro ponto é a visão mais sistemática que é o processamento de transações, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio a decisão, entre outros.

O SISTEMA

Os ERPs se tratam de plataforma de software criada para unir todas as áreas de uma empresa, facilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócios.

A ERP ganhou notoriedade na década de 90, em uma época em que a evolução das redes de comunicação entre computadores e a disseminação da arquitetura cliente e servidor, nos microcomputadores, estava latente.

Sem contar que esta foi a época em que o sistema de integração de dados passou a ser uma ferramenta importante na função do controle e gestão dentro das grandes companhias.

Tanto que o mundo experimentou o crescimento da comercialização dos pacotes de gestão.

VANTAGENS

Além de integrar dados, o ERP possui outras vantagens.

Entre eles estão Eliminar o uso de interfaces manuais como reduzir custos, otimizar o fluxo da informação e a qualidade da mesma dentro da organização,  otimizar o processo de tomada de decisão, eliminar a redundância de atividades, reduzir os limites de tempo de resposta ao mercado e incorporação de melhores práticas (codificadas no ERP) aos processos internos da empresa

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook