Atualizado em: 1 março 2010

Salariometro – www.salariometro.sp.gov.br

Em mais uma grande iniciativa, o Governo do Estado de São Paulo lançou o Salariômetro, que, como o próprio nome diz, mede o salário pago pelas empresas de todos os Estados do Brasil e de todos os 645 municípios da cidade de São Paulo.

publicidade:

Esse site é fruto de uma parceria com a FIPE/USP – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo – que coleta os dados oriundos do CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – e da RAIS – Relação Anual de Informações Sociais -, que é um banco de dados mantido pelo Ministério do Trabalho.

Em linhas gerais o Salariômetro calcula a média do salário pago aos trabalhadores formais, ou seja, com carteira assinada, a idade média e a quantidade de trabalhadores por categoria. Esses números são referentes aos seis meses anteriores à consulta.

Esse site será de muita importância tanto para as empresas, que antes de contratar poderão conferir os números do mercado com exatidão, quanto para os empregados, que poderão conferir se o salário oferecido por uma empresa está de acordo com o que as suas semelhantes ofertam.

Antes tal ferramenta estava disponível somente em sites pagos, e a procura e entendimento dos números eram bem complexos. Agora, de forma bem simples, e com poucos cliques, você poderá fazer uma consulta.

Clique aqui e veja se o salário que o seu chefe está lhe pagando é justo ou não.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook