Atualizado em: 22 setembro 2011

Saiba tudo sobre o novo Facebook

O novo Facebook foi anunciado hoje (22) na conferência para desenvolvedores da empresa. Veja aqui todas as novidades da nova interface da rede social de Mark Zuckerberg.
Nova aparência do perfil do Facebook

Nova aparência do perfil do Facebook

Há alguns dias eu estou acompanhando a movimentação do Facebook e tomando conhecimento dos mais variados rumores que apontavam para mudanças na rede social de Mark Zuckerberg. Preferi não me precipitar em publicar algum artigo e esperar a conferência de desenvolvedores que aconteceu hoje (22) onde as novidades foram anunciadas oficialmente.

Embora ainda não tenha sido liberada para o público geral, a nova interface do perfil do usuário passou a ser oferecida aos que são cadastrados como desenvolvedores do Facebook. Este não é um status especial. Qualquer usuário poderá ganhar o status de desenvolvedor ao criar um aplicativo qualquer.

publicidade:

Ao ativar a nova interface, logo pude perceber que o Facebook quer tornar a rede social um lugar onde poderemos escrever um diário da nossa vida. Nossas atualizações passam a ser apresentadas em uma linha temporal e eventos como a adoção de um animal de estimação poderão ser registradas e publicadas.

Nossas atualizações do perfil são exibidas em blocos que podem ser escondidos da timeline ou ainda serem destacadas das demais.

Na parte superior, é possível colocar uma imagem retangular com proporções que abrangem quase todo o espaço horizontal. No meu caso, escolhi colocar esta imagem do sol nascente. No lado direito desta imagem há um resumo da timeline mostrando os últimos anos e meses. Clicando em algum ano, ele se expande para revelar os meses. Simultaneamente, a área principal da timeline mostra as atualizações referentes ao período escolhido.

Conheça as principais novidades do novo Facebook

Foto em destaque

Além da tradicional foto pequena, o usuário agora pode definir uma imagem de grandes dimensões que pode ser atualizada a qualquer momento.

Linha do tempo

Linha do tempo

Linha do tempo

As atualizações do perfil se tornaram de fato uma linha do tempo, que pretende contar a história da vida da pessoa. Os fatos importantes aparecem em destaque e o usuário pode definir qual atualização ficará em evidência.

Filtros de visualização

Filtros do Facebook

Filtros do Facebook

Filtro de fotos aplicado

Filtro de fotos aplicado

Logo abaixo da foto em destaque, há filtros que mostram, cada um, somente os amigos, fotos, likes, notas, pessoas que assinaram seu perfil e também os perfis que você assinou. Também é possível criar novos filtros conforme a sua conveniência.

Open Graph

Open Graph em ação no site da CNN

Open Graph em ação no site da CNN

O Open Graph dá origem a um novo tipo de aplicativo que poderá publicar atividades em “novidades” sem a necessidade do usuário curtir ou autorizá-la. No caso da autorização, na verdade ela é necessária, porém apenas uma única vez.

Com aplicativos Open Graph, por exemplo, será possível visualizar quais músicas seus amigos estão ouvindo e ouví-las também, simultaneamente. Isto será especialmente útil com a chegada dos filmes e seriados que serão fornecidos pela Netflix, Spotfy e Hulu, que já tem aplicativos prontos neste novo formato.

O conteúdo compartilhado a partir de aplicativos Open Graph não precisa ser seguido para fora do Facebook. O usuário poderá ouvir e ver o conteúdo ao mesmo tempo que o seu amigo, porém dentro da página da rede social, sem precisar ir até o site do aplicativo que oferece o conteúdo.

Com o Open Graph, podemos analisar as atualizações dos nossos amigos, ajudando-nos a descobrir novidades e coisas interessantes. Por exemplo, se 5 amigos seus assistirem um mesmo filme, o Facebook identificará este padrão e lhe enviará um convite para assistir também.

Feed de Notícias

O feed de notícias muda e passa a mostrar somente o que o usuário opta por tornar público. As outras atividades, como por exemplo, as chatíssimas atualizações dos jogos, tais como CityVille ou Empires&Allies, passam a ser mostradas em um feed diferente, denominado “novidades”.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook