Atualizado em: 29 agosto 2013

Programas para fazer e imprimir em impressoras 3D

Há diversos softwares de modelação 3D gratuitos, para fazer um programa de modelagem e imprimir nas impressoras 3D
Você Sabia?
Que a impressão já existia na China. Mas os tipos eram talhados em madeira – e não possibilitavam o uso de tanta pressão para marcar bem o papel.
Blender

As impressoras 3D chegaram trazendo muitas novidades

Existem vários softwares de modelação 3D gratuitos,, para quem deseja fazer o seu programa e imprimir em impressoras 3D.Entre os softwares disponíveis para o usuário fazer o seu programa e imprimir em impressora 3D estão:

Tinkercad.com: software muito fácil de ser usado, até por quem não tem experiência na área.

publicidade:

O software está todo em inglês, sendo um software de modelação de sólidos, que  não precisa ser instalado no computador. O software é usado na página Tinkercad.com,  que permite gravar os seus próprios projetos e também fazer o download dos projetos em formato .STL (o formato mais comum para impressão 3D). O Tinkercad é perfeito para pessoas sem background técnico começarem na modelação 3D.

Para visitar o site deste software acesse: tinkercad.co

Google SketchUp: é um software de modelação 3D, fácil de ser usado, além de poder ser usado em português, o que facilita muito.

O SketchUp tem ligação com a 3D Warehouse da Google, assim ele pode descarregar modelos já feitos como monumentos, edifícios, objetos, entre outros. Sendo perfeito para experimentar o processo de impressão 3D, sem precisar fazer o programa do modelo. Claro que o usuário pode ter que verificar a validade dos modelos, entretanto para isso existe a opção “Outer Shell”.

Para fazer o download do software acesse: www.sketchup.com

Art of Illusion: é um software de modelação 3D de superfície, elogiado por ser bem simples de começar a usar para quem não tem bases em modelação 3D. O Art of Illusion é um software  gratuito, com vários melhoramentos e plugins disponíveis.

Sendo que o Art of Illusion tem versões em português, mas grande parte do material de apoio é em inglês.

Para usar este software acesse: www.artofillusion.org

Blender: é um software de modelação e animação 3D profissional, sendo o mais capacitado e também o mais complexo. O software Blender pode ser utilizado em português, além de facilmente se poder  usar o software Blander  para criar formas orgânicas e curvadas.

Para usar o software Blender acesse: www.blender.org

FreeCad: é um software avançado, com opção para língua portuguesa, com base direcionada para o CAD paramétrico, não precisa de plugins para ter as funções básicas tipo CAD (medidas, design paramétrico, simulação, exportação de arquivos .STL). O FreeCAD modela sólidos, sendo a melhor alternativa de um software de CAD.

Para usar o software FreeCad acesse: sourceforge.net

OpenScad: é um software que gera as formas desejadas, sendo um exemplo de design parametrizado. Este software é de  dificuldade média e  está em inglês.

Para usar este software acesse: www.openscad.org

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook