Modificado em: 26 julho 2013

Programa para "zipar" arquivos

O formato ZIP é um formato de compactação de arquivos muito difundido na internet, utilizado para reduzir o tamanho, de alguns KB ou até MB, de vários tipos de arquivos.
Você Sabia?
Que o Windows surgiu inicialmente como uma interface gráfica para MS-DOS, que permitia correr programas em modo gráfico.
Cursos-a-distancia-de-informatica-gratis

Programas específicos para compressão de arquivos podemos citar o WinZip e o WinRAR

O formato ZIP é um formato de compactação de arquivos muito difundido na internet, sendo amplamente conhecido pela capacidade de reduzir o tamanho, de alguns KB ou até MB, de vários tipos de arquivos.

Sendo que o ZIP tem a compressão de dados como sua principal função, o formato ZIP é bastante utilizado  pela natureza do arquivo final, pois o ZIP agrupa todos os documentos e pastas selecionadas, em um único “compartimento”, facilitando assim o transporte das informações.

Dica

Quanto  aos programas específicos para compressão de arquivos, podemos citar o Winzip e o Winrar, como os mais utilizados no sistema Windows. Apesar de o Winrar criar arquivos com a extensão RAR, o Winrar  trabalha com a tecnologia ZIP,e por isso é enquadrado na mesma categoria de aplicativos.

Utilizar o Programa Winzip para Zipar

No sistema Windows, selecione o arquivo desejado e clique com o botão direito do mouse sobre ele. Agora vá até a opção “Enviar para” e escolha o item chamado “Pasta Compactada”.

Quando o sistema terminar de comprimir as informações, ele vai exibir um arquivo, no mesmo local do original, com o ícone que representa uma pasta fechada.

A seguir você deve digitar um nome para o arquivo comprimido ou então deixar o nome padrão, que é o mesmo do arquivo ou pasta que foram originalmente selecionados.

Como Utilizar o Programa WinRar

Selecione o arquivo desejado e clique com o botão direito do mouse sobre ele. Então você deve clicar em  “Adicionar para ……’”. Desta forma o arquivo com a compressão ZIP será criado automaticamente na mesma pasta da imagem original e terá um ícone parecido com livros fechados.

Pode ficar tranquilo pois apesar dos ícones e extensões serem diferentes, trata-se da mesma tecnologia de compressão de dados (ZIP) e os dois arquivos devem funcionar da mesma maneira em qualquer computador.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook