Atualizado em: 7 setembro 2011

Primeiras impressões sobre a Netflix

Dois dias após a contratação da Netflix, apresento minhas primeiras impressões sobre o serviço, que tem bons recursos e ótimos filmes, mas peca em fornecer informações através do suporte.

Primeiras impressões sobre a Netflix

A Netflix é uma Web TV que aterrissou no Brasil faz poucos dias. Ela se caracteriza por oferecer aos seus clientes, um grande acervo de filmes, documentários e séries através da Internet. O acesso pode ser feito através de computadores, notebooks, consoles de vídeo game, celulares, tablets e televisores com acesso à Internet.

publicidade:

Começou bem

Mal deu início aos seus serviços nas terras descobertas por Cabral, a Netflix firmou acordo com a Miramax, produtora responsável pelo sucesso do filme Cidade de Deus nos Estados Unidos. Desta forma, a empresa deverá aumentar bastante seu catálogo de vídeos, mantendo o mesmo preço para os clientes.

Conteúdo

Primeiras impressões sobre a Netflix

Quem é fanático por lançamentos não irá gostar da Netflix. O serviço é repleto de títulos excelentes, como A firma, Scarface, As duas faces de um crime, O poderoso chefão, O informante e muitos outros, porém existe um bom espaço de tempo entre o lançamento no cinema e sua disponibilidade nesta Web TV.

Há uma seção de títulos infantis, com muitos filmes da Disney, como Principe do Egito, Aladim, Toy Story, Shrek, Procurando Nemo, Monstros S/A, etc. A área da Netflix destinada para séries de TV, nos reserva boas surpresas, como Criminal Minds, Californication, Desperates HouseWives, Taken e outros.

A parte de documentários me decepcionou muito devido ao pouco conteúdo. Há apenas 12 títulos disponíveis. Sinceramente, eu esperava ter acesso a conteúdo do nível apresentado por canais como o Discovery ou History. Documentários são o meu conteúdo preferido, e por isso, fiquei frustrado com o serviço neste aspecto.

Quanto as preferências nacionais, felizmente não há nada sobre futebol, carnaval e pornografia. Neste caso, a Netflix ganhou nota 10, pelo menos da minha parte.

Sugestões

A Netflix te ajuda a encontrar conteúdo que você gosta. O sistema aprende na medida em que você vai assistindo filmes e te sugere títulos semelhantes, mas também é possível definir estrelas para os filmes e informar ao sistema quais são os seus preferidos.

Além disso, podemos decidir quais gêneros nos serão sugeridos com mais frequência e aqueles que odiamos, podemos definir para não aparecer nunca.

Os filmes travam?

No primeiro dia, travou sim, mas a culpa foi toda minha. Existia um problema na arquitetura interna da minha rede. Depois de resolvido, os filmes fluíram tranquilamente em uma conexão ADSL de 5 Mbps. A Netflix oferece ainda a opção de ajustar a qualidade da transmissão de acordo com a velocidade da banda larga do cliente. Os meus cinco megabits, por exemplo, foram suficientes para assistir filmes na qualidade máxima.

Preço

A forma de prestar o serviço é simples. Basta pagar 14,99 por mês para ter acesso ilimitado a todo o conteúdo da Netflix. É possível cancelar a qualquer momento sem pagamento de multas. No primeiro mês, o cliente ganha 1 mês de acesso grátis. Para assinar, um cartão de crédito válido é tudo que precisamos.

Cancelamento da Assinatura

A Netflix não enrola para efetuar o cancelamento da assinatura. Basta acessar no link “Sua conta e ajuda” situado no canto superior esquerdo do site, depois em “Cancelar assinatura”. A partir daí, basta marcar uma caixa concordando com o cancelamento e clicar em um botão. Simples assim.

Atendimento 0800

Isto me surpreendeu. Uma empresa online com um número de atendimento 0800, e o tempo de espera foi inferior a um minuto, mesmo em horário de pico. Para falar com eles, ligue para 0800-086-4042. Será pedido o seu código de serviço que pode ser encontrado no rodapé do site da Netflix. Este código parece ser modificado toda vez que ocorre um atendimento.

O funcionário que me prestou atendimento pareceu um tanto quanto perdido, e a as respostas que me forneceu sobre a adição de novo conteúdo foram vagas. Ele se limitou a dizer que, quando novos filmes forem introduzidos, aparecerão na interface do usuário, sem no entanto informar mais detalhes.

Mesmo solícito, não soube me informar se o blog da empresa será traduzido para o português, não sabia do recente acordo entre a Miramax e a Netflix, nem quantos documentários haviam disponíveis no serviço, além de titubear nas respostas. Salvou-se apenas pela educação e presteza, e pecou pelo conhecimento limitado. Obviamente não lhe deram uma base sólida para trabalhar.

A despeito da experiência insatisfatória com o suporte, eles merecem um desconto, pois o serviço começou a operar na segunda, e hoje é quarta.

Conclusão

Naturalmente, por estar funcionando há apenas dois dias no Brasil, o serviço ainda está passando por ajustes, os funcionários estão se adaptando com o fluxo de informações internas, e como lidar com o cliente.

O conteúdo limitado, supostamente será muito ampliado ao longo do tempo, tanto pela necessidade óbvia de renovação, quando pelo acordo firmado com a produtora Miramax.

Enfim, até o momento, mesmo não estando satisfeito, o serviço me atende. Os filmes disponíveis são excelentes, não travam ao serem reproduzidos, e a empresa dá sinais claros de que se interessa por atender os anseios dos seus clientes. Tenho a sensação de que a coisa vai melhorar.

Para conhecer a Neflix, visite este link: https://signup.netflix.com/

[update] Descobri o blog da Neflix no Brasil: http://brasilblog.netflix.com/

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook