Atualizado em: 18 maio 2010

Plugins para navegadores Web

Muitos foram os problemas para resolver e pontos fracos para erradicar, por isso, os fabricantes e desenvolvedores dos navegadores web procuraram ter o máximo de cautela referente à segurança com o navegador.

publicidade:

Para garantir essa cautela e máxima segurança foi que se criou recurso como o Modo Protegido do Internet Explorer. Mas, apesar de tantas ferramentas para trazer a cautela, há uma ferramenta que não se alia a isso: os plugins.

O que são plugins?

É um programa de computador usado para adicionar funções a outros programas maiores, provendo alguma funcionalidade especial ou muito específica. Geralmente pequeno e leve, é usado somente sob demanda.

O problema que os alcança são que:

Os Plugins e extensões são programas executados pelo navegador, mas que foram desenvolvidos por outras empresas. E por isso, eles não têm recebido o mesmo cuidado que o código principal dos navegadores. Outra questão séria é que os plugins são executados em todos os navegadores, significando que um ataque em um plugin consegue atacar o internauta independentemente do navegador que ele usa.

É por isso que muitos crackers se valem dos  plugins, que já são os alvos preferidos de vários criminosos virtuais, para fazer os seus crimes.

Como se pode ver os pçugisn são peças importantes para que precisa da internet, seja para entretenimento ou trabalho. Por isso, é que algumas web necessitam que sejam instaladas os plugins para que se possa ver vídeos, jogar jogos ou ver documentos.

Por sua vez, eles são elaborados por outras companhias e neles ainda há uma marca: a dificuldade que é de saber se estão ou não atualizados. Mas o que tem a ver com o bom funcionamento da internet a falta de atualização dos plugins?

Tudo a ver!

Pois os plugins antigos são um risco de segurança, o navegador Firefox avisa-o quando houver um plugin vulnerável a um ataque e ainda indica qual o endereço eletrônico correto para que o internauta tenha uma versão atualizada destes plugins.

Exemplos de plugin são o Adobe Acrobat Reader, Macromedia Flash, QuickTime, Quick Time Alternativo, Real Player, o VivoActive, o VDO Live, etc.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook