Atualizado em: 7 outubro 2011

Pessoas atualizam redes sociais durante reunião de trabalho

Entre os 1.140 trabalhadores de Londres entrevistados, quase metade confessou ficar colada em laptops e smartphones durante uma reunião de trabalho, seja verificando e-mails ou mandando mensagens de texto

As redes sociais causam um vício inexplicável, isso tanto acontece que quando alguém cria, por exemplo, um perfil no Facebook, não conseguem ficar muito tempo sem conferir sua página e saber quais atualizações. Esse é o grande ponto negativo, pelo menos para os empresários que mantém empregados que sempre dá um jeitinho para acessar o Facebook.

Com isso, o rendimento de seus funcionários diminui, fazendo com que as empresas sejam prejudicadas. Um estudo realizado em julho pela empresa americana Harmon.ie concluiu que as constantes distrações digitais provocam impactos intensos na produtividade.

publicidade:

Entre os 1.140 trabalhadores de Londres entrevistados, quase metade confessou ficar colada em laptops e smartphones durante uma reunião de trabalho, seja verificando e-mails ou mandando mensagens de texto. Na mesma situação, 10% dos indivíduos atualizam redes sociais.

A pesquisa foi realizada em Londres, mas não quer dizer que ela não diz o mesmo sobre o Brasil, aliás, principalmente o Brasil, que se trata do país que usa redes sociais. É sempre comum vermos que pessoas estão atualizando suas páginas toda hora, e provavelmente elas não passam o dia em casa.

Aqui no Brasil, há as empresas que bloqueiam as redes sociais em todos os computadores, justamente para que  rendimento nunca caia, mas isso está cada vez mais difícil de controlar, até porque hoje todo mundo tem um celular que entra na internet facilmente pagando muito pouco por isso.

A pesquisa descobriu ainda que 1/3 dos funcionários leva cerca de 20 minutos para voltar a trabalhar depois de terem sido distraídos por e-mail, SMS ou redes sociais. Mais de 1/3 disse ainda que constantes distrações digitais tornam o trabalho mais difícil, e 22% confirmou que fica mais difícil pensar com criatividade. “Esses fatores trazem dificuldade para os trabalhadores em assumir suas responsabilidades com o foco e esforço necessários.”, afirma Lavenda.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook