A rede de microblogging Twitter criticou na terça-feira (11) as alterações realizadas pelo Google em seu mecanismo de busca, as descrevendo como “ruins” para os consumidores e para os editores de conteúdo da Internet .
Twitter, um serviço que permite aos usuários enviar mensagens de 140 caracteres para grupos de “seguidores”, disse que as mudanças do Google tornariam mais difícil para as pessoas encontrarem a notícia que seus membros muitas vezes compartilham em sua plataforma.
Nota critica duramente o Google
“Como temos visto uma e outra vez, a notícia chegam primeiro ao Twitter; como resultado, as contas do Twitter e suas mensagens são muitas vezes os resultados de pesquisa mais relevantes “, disse a companhia em um comunicado.
“Estamos preocupados que, como resultado das mudanças no Google, se torne muito mais difícil para todos encontrar esta informação. Acreditamos que é ruim para as pessoas, editoras, empresas jornalísticas e para os usuários do Twitter”, complementa a empresa.
As críticas do Twitter, que tiveram lugar horas depois do Google anunciar um aplicativo de notícias que pretende tornar os resultados da pesquisa mais personalizadas, ressalta a crescente concorrência entre as empresas na Internet. O incidente acontece em um momento em que o Google está enfrentando uma investigação antitruste por favorecer seus próprios serviços nos resultados de pesquisa.
Um porta-voz do Twitter se recusou a responder se a empresa poderia acionar os órgãos reguladores antitruste devido as mudanças no Google.
A gigante das buscas da Internet não respondeu os comentários. Um acordo de 2009, que permite que o Google forneça atualizações em tempo real das mensagens do Twitter nos resultados de busca, expirou em julho.
Tudo indica que o Google + se tornou prioridade
A Google lançou uma rede social em junho, chamada Google + (pronuncia-se Google Plus), que oferece muitas das opções disponíveis no Twitter e no Facebook. Com as mudanças realizadas no motor de busca do Google, as fotos e publicações do Google + aparecerão cada vez mais nos resultados de pesquisa.
As mudanças efetivamente criam resultados da busca personalizados para as pessoas que estão conectadas ao Google. A pessoa que procura a palavra “Fernando de Noronha”, por exemplo, pode encontrar fotos privadas que seus amigos compartilharam com Google +, bem como informação pública sobre as ilhas.
Conselheiro geral do Twitter é só descontentamento
O conselheiro geral do Twitter, Alex Macgillivray, um ex-advogado do Google, disse em uma mensagem na terça-feira que as alterações do Google irão “complicar” os resultados e representam “um dia ruim para a Internet”.
Com a notícia, fica claro para os blogueiros e produtores de conteúdo para Internet, que o Google + é uma plataforma que não poderá mais ser menosprezada na divulgação de notícias.