Atualizado em: 3 fevereiro 2011

Número de Usuários do Facebook dispara no Egito

alt

O Facebook registou o maior número de usuários no Egito desde que as autoridades do país árabe, atoladas em um levante social, restauraram o acesso à internet ontem (2).

publicidade:

Sob pressão política da comunidade internacional, ontem as autoridades egípcias restauraram o acesso à Internet, que foi bloqueado em 28 de janeiro, depois de protestos contra o regime do ditador presidente Hosni Mubarak, no governo por 30 anos.

A reabertura da Internet no Egito foi excelente para o Facebook. “Desde que a Internet foi reestabelecida, nós temos mais usuários do que nunca no Egito, disse o porta-voz do Facebook, Andrew Noyes”, disse ao jornal Huffington Post.

Segundo a empresa, há cerca de cinco milhões de usuários no Egito, e a quinta parte deles acessa o Facebook através do celular.

Noyes, disse que houve um “dramático aumento” no número de grupos e páginas criadas a partir do Egito nas últimas duas semanas. No total, criamos cerca de 32.000 grupos e 14.000 páginas para a troca de informações.

A página mais popular entre os usuários pertences ao egípcio Amr Khaled, um pregador que agora tem mais de dois milhões de seguidores e, em segundo lugar está o apresentador de rádio, Amr Diab.

A empresa Renesys, especializada em estudos de Internet, disse que vários sites no Egito voltaram ao normal, incluindo Embaixada dos Estados Unidos, o mercado de ações, e o  Banco de Comércio Internacional. O Twitter está também disponível novamente.

De acordo com os usuários da rede, acesso à Internet voltou em cidades como Cairo e Alexandria, cinco dias após a interrupção do serviço.

A interrupção do acesso à internet e redes sociais, foi feita para impedir a comunicação entre aqueles que exigem a saída de Mubarak, e foi repelida pelos EUA e outros países.

Antes do apagão na internet no Egito, as cidadãos usavam o Facebook e outros sites no ciberespaço para organizar protestos.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook