Atualizado em: 22 julho 2010

Nobreak Online

O Nobreak tem como objetivo continuar fornecendo energia ao microcomputador, periféricos ou outros equipamentos eletrônicos conectados na sua saída quando da falta de energia por um determinador período de tempo que dependerá da carga da bateria ou de um gerador ligado ao Nobreak, nos EUA é chamado de U.P. S (Uninterrupted Power System).

publicidade:

Este equipamento é muito complexo e o mais eficiente na proteção do micro, lembre-se que a finalidade do no-break é dar tempo de se fechar os programas ou sistemas e desligar os equipamentos evitando-se problemas de hardware ou software.

Basicamente, os nobreaks são divididos em duas famílias: Nobreak off-line e Nobreak on-line.

Então hoje iremos falar do Nobreak on-line.

Os nobreaks online (também chamados de “duble-conversion”, ou conversão dupla) são os mais seguros.

Neles, as baterias são carregadas de forma contínua e o inversor fica constantemente ligado, retirando energia das baterias e fornecendo aos equipamentos.

Este layout faz com que os equipamentos fiquem realmente isolados da rede elétrica, com os circuitos de entrada e as baterias absorvendo todas as variações.

O problema é que os nobreaks online são muito caros e, por isso, pouco comuns, reservados a servidores e aplicações industriais.

Além da questão do preço, os nobreaks online possuem uma baixa eficiência energética, devido à dupla conversão realizada.

A maioria dos modelos trabalha com 70 a 80% de eficiência, o que significa que para cada 800 watts consumidos pelos equipamentos, o nobreak desperdiça pelo menos mais 200 na forma de calor. Por causa disso, os nobreaks online são quase sempre relativamente grandes (os modelos de 2000 VA são geralmente do tamanho de um PC) e utilizam exaustores para dissipar o calor.

Veja que devido ao grande aumento no consumo, o custo real de manter um nobreak online (incluído o gasto com eletricidade) acaba indo muito além do custo inicial do equipamento.

Para melhorar a eficiência, muitos fabricantes utilizam layouts híbridos (chamados geralmente de “double conversion on demand”), onde um circuito monitora a corrente da tomada e chaveia rapidamente para o modo de operação online apenas quando ela apresenta variações ou um nível de ruído acima de um valor estipulado.

Este modo de operação é muito comum em nobreaks para servidores, já que oferece um bom nível de proteção e desperdiça menos energia.

No Nobreak on line, quando há uma queda da rede elétrica na entrada do nobreak, a tensão de saída nas cargas não é interrompida, pois, a tensão na carga é fornecida ora pela bateria-inversora, ora pelo conjunto rede elétrica-inverso, ou ambos dependendo da tecnologia.

Os modelos on line possuem duas configurações básicas: On line série ou On line Paralelo.

On line série, a energia é fornecida todo o tempo pelo inversor há a carga sem o uso da chave de transferência, a tensão da rede elétrica (AC) é retificada e transformada em contínua (DC) para as baterias e para o inversor que gera uma tensão de saída senoidal igual a da rede elétrica.

On line Paralelo, a energia é fornecida a carga pela rede elétrica e pelo inversor ao mesmo tempo (paralelo), não usa chave de transferência, tem forma de onda igual a da rede elétrica. A tensão VAC não é transformada em tensão Contínua (DC).

Existem também o No-Break On-Line Simples Conversão e o No-Break On-Line Dupla Conversão.

– No-Break On-Line Simples Conversão

Funcionamento

Quando a energia está disponível ela passa pelos circuitos de filtragem e inversor. O inversor carrega a bateria e utiliza a energia da bateria para disponibilizar uma energia “limpa” na saída. Quando há falta da energia o inversor simplesmente mantém a alimentação da saída ativa via bateria.

Tempo de transferência: Zero

– No-Break On-Line Dupla Conversão

Funcionamento

O retificador esta permanentemente alimentando a bateria, que alimenta o inversor. O conjunto bateria/inversor é responsável pela alimentação da saída. Quando há falta de energia o conjunto bateria/inversor continua a fornecer energia independente da entrada.

Tempo de transferência: Zero

Importante ressaltar também que embora os no-breaks on-line sejam melhores no sentido de melhores regulações, controle, disponibilidade e confiabilidade, a bateria tem uma vida útil reduzida por causa do uso constante.

Se você está pensando em comprar um no-break para proteger o seu micro, é questão de você ver no mercado os tipos existentes, seus preços e decidir o equipamento que oferece a melhor relação custo/benefício para você.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook