Atualizado em: 19 julho 2011

Microsoft oferece recompensa milionária

Microsoft conseguiu fechar uma rede de spam que chegou a enviar 44,1 bilhões de mensagens por dia. Agora a empresa quer capturar os responsáveis e oferece recompensa de 250 mil dólares.

Microsoft oferece recompensa milionáriaA Microsoft está oferecendo uma recompensa de 250 mil dólares por informações sobre os criadores da Rustock, uma rede mundial de spam capaz de enviar 30 bilhões de mensagens não solicitadas por dia.

Como informado por Richard Boscovich, responsável pela divisão de crimes digitais da Microsoft no blog da empresa, a Rustock foi desativada em março, depois de uma ação jurídica originada pela companhia, e  agora, a investigação está focada em prender os responsáveis.

publicidade:

A famosa empresa fundada por Bill Gates, com sede em Redmond, EUA, abriu um processo contra os criadores dessa rede e os notificou no mês passado por meio de anúncios em dois jornais da Rússia, informa Boscovich.

Com efeito, a multinacional recompensará quem oferecer novas informações que ajudem a identificar, prender e condenar dos responsáveis ​​pela Rustock.

O fechamento desta rede, reduziu este tipo de crime cibernético em um terço no mês de março, segundo o relatório desse mês do Messagelabs da Symantec, onde se informa que a Rustock era um dos bonets (controle remoto de computadores) mais importantes na produção de lixo eletrônico com códigos maliciosos desde 2006, e chegou a enviar  44,1 bilhões de spams em um único dia.

Os spams são aquelas mensagens de e-mail que recebemos sem que as tenhamos solicitado. Ofertas de medicamentos, produtos e serviços que entulham nossas caixas de entradas são formas conhecidas de spam. Algumas destas mensagens também são formas de “pishing”, uma técnica na qual o remente se faz passar por algum conhecido seu ou empresa. Mensagens de recadastramento bancário que tentam roubar sua senha são um exemplo clássico do potencial destrutivo deste tipo de e-mail.

A Symantec, uma famosa fabricante de softwares de segurança e antivírus, disse que a rede Rustock foi responsável por 47,5 por cento de todos os tipos de spam, e após seu fechamento, aumentou a atividade de outra rede produtora de spam chamada Bagle, por isso o envio mundial de spams só diminuiu em um terço.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook