Atualizado em: 29 setembro 2011

Microsoft desarticula outra rede de spam

A Microsoft publicou uma nota de imprensa anunciando que desarticulou a botnet Kelihos. Eram enviados 3,8 bilhões de mensagens por dia por 44,1 mil computadores infectados.
Exemplo do modo de operação de uma botnet

Exemplo do modo de operação de uma botnet

Uma botnet é geralmente usada para enviar spam em massa ou realizar fraudes em outros computador. Botnet é uma rede de computadores infectados que são controlados remotamente por uma ou mais pessoas para os seus propósitos.

A desarticulação da botnet Kelihos, também conhecida como Waledac 2.0, representa um grande avanço na luta contra botnets e uma grande conquista na área de segurança para a empresa de Redmond.

publicidade:

De acordo com a Microsoft , esta botnet foi desarticulada usando as mesmas medidas jurídicas e técnicas que foram usadas no passado contra outras botnets, mas ao contrário do passado, desta vez a empresa irá levará seus criadores aos tribunais. A Microsoft fará a acusação neste caso, e os envolvidos que criaram e a mantiveram online, já foram notificados judicialmente.

Com o desmantelamento da Kelihos, a Microsoft envia uma mensagem importante para as pessoas por trás de outras botnets, uma vez que os responsáveis foram descobertos e serão levados a julgamento. Até este ano, a Microsoft desmantelou duas botnets, a Rustock e agora a Kelihos, indicando que o trabalho de segurança realizado pela empresa está frutificando.

A botnet Kelhios passou a controlar mais de 41 mil computadores em todo o mundo e foi capaz de enviar 3,8 bilhões de spams todos os dias.

A Microsoft anunciou que vai lançar uma atualização de software que irá remover o malware que infectou os computadores.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook