Atualizado em: 18 fevereiro 2011

Mapa da censura na Internet

mapa

Uma investigação da OpenNet, numa iniciativa da Harvard Law School e do Laboratório do Cidadão na Universidade de Toronto, mostra um mapa dos países que censuram a internet, onde existe filtragem de conteúdo e como estas práticas ocorrem.

publicidade:

Na América Latina, países como México, Venezuela, Equador, Bolívia, Chile e Paraguai não exercem qualquer forma de censura, no entanto, os EUA, Colômbia, Peru, Brasil e Argentina há alguma censura, segundo o relatório.

Entre os conteúdos são filtrados, se encontram os blogs que respondem por 20% das ações da censura, e os partidos políticos com 19%.

Um método muito comum de censura aos blogs brasileiros é a chamada notificação extrajudicial, uma forma de pressão exercida por alguém ou empresa que se sentiu prejudicado por algum artigo ou comentário. Um advogado redige e envia uma notificação sem qualquer valor jurídico, onde o blog em questão é ameaçado de uma ação judicial, caso não ceda às pressões. É uma forma de chantagem disfarçada que os maus comerciantes, prestadores de serviço e outros, usam para pressionar os blogs.

Os governos também usam os regulamentos do país e pedidos informais para provedores de Internet, empresas locais de armazenagem e páginas web, visando alterar o fluxo natural das informações. Quem empresa vai bater de frente com o pedido de um deputado se isto não lhe produzirá qualquer perda financeira?

Via OpenNet

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook