Atualizado em: 24 setembro 2013

Linguagens de Programação mais usadas para Internet

O sistema operacional Windows foi desenvolvido na linguagem de programação C++.
Você Sabia?
Que nos anos 90, a internet surgiu como um furacão, e mudou totalmente o rumo da programação.

O mundo da programação de computadores está em constante desenvolvimento e saber programar em apenas uma linguagem é considerado estagnar no tempo. Os softwares são desenvolvidos em diversos tipos de linguagem, sendo que as linguagens de programação mais utilizadas para internet são:

RubyRuby: É uma linguagem dinâmica e de utilização geral que combina sintaxe inspirada no Perl, com funcionalidades ao estilo Smalltalk. Tendo o seu foco na simplicidade de codificação e na produtividade do processo de programação. Possui uma sintaxe elegante o que torna muito fácil se ler e escrever nesta linguagem.

publicidade:

 

 

 

PearlPearl:  é uma linguagem de programação de alto nível, dinâmica e interpretativa, que foi desenvolvida como uma linguagem de scripting de utilização abrangente, tornando os processos de reporting mais fáceis. Passou por constantes revisões e alterações ao longo dos anos e a versão mais recente desta linguagem de programação é a 5.16.3, lançada em março de 2013.

 

PythyonPython: é uma linguagem de alto nível que visa a facilidade de leitura do código. O Python facilita aos programadores utilizarem menos linhas de código para expressarem os conceitos que desejam., mantendo uma boa capacidade de respostas para programas de pequena ou grande escala.

 

 

Visual Basic Visual Basic: é uma linguagem orientada a eventos de terceira geração usada num ambiente integrado de desenvolvimento da Microsoft.  Sendo fácil de aprender e utilizar, permitindo o rápido desenvolvimento de aplicações baseadas em interfaces gráficos.

 

 

 

PHP PHP:  é uma linguagem open source muito utilizada para a produção de conteúdos dinâmicos no desenvolvimento de páginas webs. Foi uma das primeiras linguagens a privilegiar o processamento do lado do servidor, utilizando scripts diretamente nas páginas HTML em vez de chamar ficheiros externos. Sendo utilizado em softwares como o WordPress, o Joomla, o Concret5, o MyBB, o Drupal entre outros

 

 

C#C# ou C Sharp:: é uma linguagem de programação multi-paradigma que inclui muita disciplina de programação como o Strong Typing, a orientação funcional e genérica a objectos (com classes) e a orientação a componentes. A C# foi baseada no C++ mas inclui muitas influências de outras linguagens de programação, como Object Pascal e Java.

 

 

 

C++C++: É a linguagem tida como referência na programação orientada a objetos. De médio nível, por combinar características de linguagens de alto e baixo níveis, sendo também uma das linguagens comerciais mais utilizadas nos meios acadêmicos, mas até  o sistema operacional Windows é desenvolvido em C++.

 

 

 

Objective C Objective-C: Também chamada de ObjC, é uma linguagem de programação orientada à objetos, que adiciona transmissão de mensagens no estilo Smalltalk para o C. Sendo a principal linguagem de programação usada nos sistemas OS-X e IOS. Também foi a principal linguagem utilizada pela NeXT para o seu sistema NeXTSTEP, de onde derivaram os sistemas da Apple.

 

 

 

JavaJava: é uma das linguagens de programação mais populares nas aplicações web cliente-servidor. Criada para ter o menor número possível de dependências, não sendo compilada para código nativo, mas para um butecode que é executado em uma máquina virtual (Java Virtual Machine).  As aplicações Java seguem a regra “write once run anywhere” (WORA), não precisando compilar o código em cada máquina individualmente.

 

 

C C:  é a linguagem de programação mais popular tanto no seu estado nativo, como pelas influências que teve em muitas das outras linguagens. Sendo uma linguagem que é suportada por praticamente todas as arquiteturas de computador, e muito utilizada no desenvolvimento de drivers e softwares complexos.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook