Atualizado em: 10 outubro 2011

Hotmail quer voltar a ser popular

O serviço de e-mail da Microsoft tenta recuperar o terreno perdido para o Gmail. Varias melhorias já começaram a ser implementadas.
Caixa de entrada do Hotmail

Caixa de entrada do Hotmail

Lembra de quando o Hotmail estava na moda? Talvez o ano mais significativo tenha sido 2004, quando o serviço de e-mail da Microsoft experimentou impressionante lucro financeiro, mas o sabor da vitória não iria durar muito tempo.

Pouco tempo depois, a Google lançou um serviço de webmail rival chamado Gmail, e deu aos usuários 1 gigabyte de armazenamento de arquivos gratuitamente, enquanto que o Hotmail oferecia somente 2 megabytes, e os usuários tinham que pagar se queriam mais espaço. O e-mail da Google chegou com rapidez, livre de spams, e deixou as pessoas anexarem mais arquivos do que o permitido pela Microsoft.

publicidade:

Além disso, o Gmail apresentou somente alguns pequenos anúncios de texto, enquanto que as páginas do Hotmail estavam cobertas com publicidade, tornando a interface poluída e o serviço lento.

Após uma rápida comparação, não foi difícil para os usuários escolherem o Gmail.

O Hotmail vai mudar

Dick Craddock, responsável pelo Hotmail, disse em uma entrevista nesta segunda-feira (10). “Foi um grande aprendizado sobre o que realmente importa”. Depois de alguns anos de crescimento assombroso do Gmail, a Microsoft voltou atrás.

A empresa de Redmond fundada por Bill Games quer reconstruir o Hotmail a partir do zero, disse Chris Jones, vice-presidente encarregado de supervisionar as aplicações Web da Microsoft.

A equipe Hotmail finalmente recebeu a luz verde para reduzir os anúncios, enquanto aumenta o desempenho das funções disponíveis para os usuários que não pagam.

Microsoft aprendeu a lição

Melhorias na velocidade

Melhorias na velocidade

Ganhar dinheiro diretamente do Hotmail “não é a coisa mais importante que queremos otimizar”, disse Jones em uma entrevista. “A lição de algumas das empresas mais bem sucedidas da Internet é que eles constroem algo de valioso e duradouro”, fazendo uma clara referência indireta à Google.

A empresa de Redmond, Washington, reuniu-se com os repórteres em uma galeria de arte em San Francisco na segunda-feira para mostrar slides PowerPoint mostrando que Hotmail é tão rico em recursos como o Gmail, se não mais. A Microsoft está prestando atenção em características como controle granular sobre mensagens e newsletters entregues diariamente, filtragem automática e vários recursos novos que serão lançados nas próximas semanas.

As mudanças já começaram

Combate mais eficiente ao SPAM

Combate mais eficiente ao SPAM

Essas mudanças já estão sendo promovidas entre os usuários atuais do serviço de correio eletrônico da Microsoft em um banner instando-os a testar “o novo Hotmail.”

O Hotmail ainda é o maior serviço de e-mail no mundo, seguido  Yahoo Mail, e Gmail, de acordo com a empresa de pesquisa ComScore.

Fonte: Microsoft News | Hotmail

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook