Atualizado em: 20 setembro 2011

Google Plus melhora acessibilidade para deficientes auditivos

O Google anunciou melhorias na acessibilidade do chat de vídeo da sua rede social Google +. Surdos podem enxergar melhor os sinais de libras.

Google Plus melhora acessibilidade para deficientes auditivos

O hangout, nome que a rede social Google Plus usa para se referir a sua ferramenta de chat com vídeo, recebeu melhorias que facilitam a vida de pessoas que se comunicam através da linguagem de sinais.

publicidade:

Agora há um botão chamado “take the floor”, que em uma livre tradução quer dizer “faça uso da palavra”. Ao acionar este botão, o usuário pode trocar a imagem principal da conversa, facilitando o entendimento dos gestos da pessoa que aparece no vídeo.

A funcionalidade, a princípio não faz sentido para quem não conhece os hangouts. Ocorre que este chat de vídeo do Google + privilegia quem fala mais alto ou fala mais, tornando maior a imagem desse indivíduo, enquanto os outros participantes do chat aparecem como uma miniatura. Isto pode ser particularmente ruim para surdos que usam a linguagem de sinais, pois a imagem principal, neste caso, acabava sendo a do usuário cujo microfone capturasse mais ruído de fundo. Desta forma, quem estava realmente falando, aparecia como uma miniatura, dificultando a compreensão dos gestos.

Para efetuar a troca da imagem principal durante um hangout, basta pressionar as teclas Shift e S simultaneamente. De acordo com Chee Chew, diretora de engenharia da Google, depois que alguém se torna a imagem em primeiro plano, as outras precisam aguardar alguns poucos segundos antes de poder assumir esta posição.

Chee ainda afirma em outro posta na rede social Google +, que a empresa implementou recentemente algumas medidas que melhoras a qualidade e a estabilidade dos chats de vídeo.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook