Atualizado em: 2 fevereiro 2012

Google Maps multado porque é gratuito

O tribunal comercial de Paris decidiu que a Google deve pagar 500.000 Euros para a empresa francesa Bottin Cartographer por perdas e danos, e outros 15.000 em multas.

Google França

A Google terá que pagar meio milhão de euros por abuso de posição dominante no mercado francês. Esta foi a sentença do tribunal de comércio de Paris, baseada na acusação da empresa Bottin Cartographer, que comercializa mapas e um serviço de localização de pago. O fato do Google Maps ser gratuito para empresas viola as regras da França, segundo o juiz.

publicidade:

O tribunal comercial de Paris decidiu que a Google deve pagar 500.000 Euros para a empresa francesa Bottin Cartographer por perdas e danos, e outros 15.000 em multas.

O aplicativo Google Maps constitui um abuso de posição dominante no mercado, de acordo com a corte francesa, e quebra as regras da livre concorrência entre as empresas. A declaração considera que este serviço oferece gratuitamente às empresas os mesmos benefícios que a Bottin Cartographer.

Empresa francesa comemora

A empresa francesa, que fornece mapas e ferramentas de monitoramento, tem clientes como Louis Vuitton, Airbus e algumas montadoras. O advogado da Bottin Cartographes, Jean-David Scemmama ficou satisfeito com o resultado. “É o fim de uma batalha de dois anos, uma decisão sem precedentes, uma condenação conjunta da Google e Google França”, disse Scemmama.

Google vai recorrer

Por sua vez, a gigante da Internet confirmou a sua intenção de recorrer da sentença: “Acreditamos que uma ferramenta de mapeamento de alta qualidade, aberta e livre é benéfica para os internautas e para donos de sites”, disse um porta-voz da Google França.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook