Atualizado em: 2 agosto 2011

Google lança serviço de telefonia no Brasil

O serviço de ligações telefônicas Google Voice chega ao Brasil. Agora é possível fazer chamadas a partir do Gmail, mas brasileiros ainda não podem receber chamadas.

Google lança serviço de telefonia no Brasil

Após a compra da Skype pela Microsoft, temos visto alguma agitação neste setor de mercado. Quem surpreende agora é a Google, lançando no Brasil o serviço Google Voice, que permite fazer ligações via Internet para telefones fixos e celulares por valores extremamente baratos.

publicidade:

Ligar para um telefone fixo nacional custa entre 0,02 e 0,04 dólares, enquanto ligações para telefones celulares custam em média cerca de 15 centavos de dólar, um valor bem inferior a média de mercado e assombrosamente barato em relação as operadoras de telefonia tradicional.

Por falar nelas, mais especificamente as operadoras de celular, está ai explicado o motivo da conexão à Internet móvel sofrer tantas limitações e ser tão cara. Se houvesse um serviço de internet móvel satisfatório, eu e você faríamos ligações via internet e não mais pelas redes de voz das operadoras, abandonando em massa os planos de voz e as promoções cheias de armadilhas que as empresas nacionais nos propõem.

Pelo menos, na esmagadora maioria das conexões fixas (Velox, NET, GVT, etc.), não há mais como as operadoras fazerem restrições para impedir a migração dos usuários, salvo se introduzirem em suas redes algum bug para dar ao usuário, a impressão de que ligações via VoIP não são confiáveis.

O Google Voice não está 100% funcional em nosso país. Ao contrário dos moradores nos EUA, aqui nós apenas poderemos fazer ligações. Receber será impossível, pois não teremos um número telefônico online.

Embora o Google Voice já tenha sido liberado em nosso idioma, até o fechamento deste artigo, a opção de fazer ligações ainda não aparecia na interface do Gmail em português, entretanto, ao mudarmos o idioma do Gmail para inglês, o Google Voice apareceu plenamente funcional.

O Google Voice aparecerá como um pequeno ícone verde de um telefone dentro da interface do bate-papo. Quando você acessa o serviço pela primeira vez, nos é mostrado uma mensagem orientando sobre o uso do serviço.

Os créditos custam a partir de 10 dólares e podem ser pagos pelo Google Chekout com cartão de crédito internacional. Os créditos não tem validade, portanto não expiram.

Mais informações: Google Voice | Ajuda do Google Chat

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook