Atualizado em: 31 março 2011

Google lança o botão de recomendação +1

O gigante da internet Google lançou o "+1", um novo recurso que adiciona ao seu popular motor de busca uma dimensão social no mesmo estilo do “curtir" do Facebook ou outros sistemas de classificação

O gigante da internet Google lançou o “+1“, um novo recurso que adiciona ao seu popular motor de busca uma dimensão social no mesmo estilo do “curtir” do Facebook ou outros sistemas de classificação, anunciou o blog da empresa.

 

PARA OS PRÓXIMOS DIAS

see-plus-onesNos próximos dias, os usuários com um perfil criado no Google terão a sua disposição um ícone com o símbolo “+1″ ao lado de cada um dos resultados de pesquisa que irá funcionar como um botão de recomendar esse conteúdo.

publicidade:

 

COMO FUNCIONA

Este sistema irá a qualquer pessoa com um perfil do Google, marcar que conteúdos você gosta e tornar esta informação disponível para seus “amigos”. Será um tipo de recomendação social, que também influenciará no posicionamento de uma página. Caso a página receba muitos “+’1”, isto será visto pelo Google como um sinal positivo e a posição desta página poderá, eventualmente, se elevar.

 

ESTRATÉGIA CONTRA O FACEBOOK

Esta estratégia tem sido vista por analistas como um claro posicionamento da empresa californiana para competir pela influência social com o Facebook. Segundo eles, chegou a hora de determinar quem é o mais importante na Grande Rede como formador de opinião para os usuários.

 

O BOTÃO +1

iconO ícone “+1″ estará disponível também para anúncios na Internet e a empresa disse que no futuro poderá ser encontrado em páginas web para serem recomendadas após uma visita.

O Google planeja expandir as referências acumuladas com o “+1” para aquelas feitas por pessoas a quem o usuário segue em redes sociais, como por exemplo, o Twitter.

 

NO BRASIL

Infelizmente, se não houver divulgação massiva e persistente, o botão +1 no Brasil, na minha modesta opinião, só vai funcionar para os profissionais ou usuários experientes. Pelo que tenho percebido, a grande maioria, na qual eu me incluo, mesmo sendo profissional, quer percorrer o menor caminho possível até uma informação, e porque clicar no botão? Não é a mesma coisa do Curtir do Facebook, que faz muito sentido para os iniciados nesta rede social. A pesquisa do google não alcança todo tipo de público, inclusive aqueles que sequer sabem o que é e-mail. Esses, eu acho difícil se valerem do +1, porém nada melhor que o tempo para saber se fiz uma profecia ou uma profetada aqui.

 

ASSISTA O VÍDEO INTRODUTÓRIO

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook