Atualizado em: 3 setembro 2011

Google encerrará 10 de seus serviços

Talvez por perceber que estava pulverizando seus esforços, a Google resolveu descontinuar 10 de seus serviços e produtos e realocar os funcionários envolvidos.

Google encerrará 10 de seus serviços

A Google está agitadíssima nos últimos meses, realizando várias mudanças em seus produtos. E agora, um relatório emitido por Mountain View, dá conta que nos próximos meses serão fechados mais de dez serviços da empresa, incluindo alguns que eram muito populares na época do seu lançamento.

publicidade:

Entre eles, se encontra o Aardvark, um serviço de perguntas e respostas que foi adquirido em fevereiro de 2010. O Sidewiki, que permite adicionar comentários a qualquer página web através da Google Toolbar. O Desktop, que procurava e indexava arquivos em nosso computador. O Google Pack, que instala vários programas de terceiros recomendados pela Google.

Os outros serviços que serão descontinuados são Fast Flip, a API do Google Maps para Flash, o Google Web Security, Image Labeler, Notebook e Subscribed Links. Dependendo do caso será dado ao usuário um prazo para transferir todas as informações armazenadas, como no caso do Sidewiki ou o Subscribed Links. No caso de serviços de pagamento, como o Web Security, a empresa continuará a prestar suporte para os clientes existentes, mas não receberá novos usuários.

Todos os funcionários estavam trabalhando nestes produtos serão realocados em outros serviços com maior demanda. As razões para o encerramento diferem em cada produto, desde a maior integração entre o desktop e a Internet ou o aumento do uso de aplicações web, até a transferência de tecnologias para outros produtos ou, simplesmente, porque  o serviço foi um fracasso.

Parece que a Google percebeu que estavam diversificando seus esforços muito rapidamente e agora estão começando a recuar. Pela natureza dos serviços descontinuados, penso que a empresa tomou uma boa decisão. A maioria deles eu nem sabia que existiam, exceto uns três. E eu sou um profissional de Internet, então imagino que a esmagadora maioria das pessoas nem mesmo tomará conhecimento da decisão da empresa.

Para maiores informações, leia o post publicado no blog oficial da Google.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook