Atualizado em: 13 outubro 2011

Google+ é patético, segundo engenheiro da Google

Em uma falha épica, um engenheiro da Google critica sua própria empresa. Segundo Steve Yegge, o Google+ é uma patética ideia de última hora.
Google Plus, a rede social da Google

Google Plus, a rede social da Google

O engenheiro da Google, Steve Yegge, cometeu um engano quanto publicou um post destinado apenas aos seus colegas, empregados da empresa. Ele expôs as suas razões para afirmar que Google + “é uma patética ideia de última hora” e continua, afirmando que sua empresa, ao tentar construir produtos simples, não entende as diferenças no funcionamento das plataformas.

Tornado público por engano

Embora tal afirmativa tenha sido dirigida unicamente aos seus colegas, Yegee inadvertidamente tornou público o post no Google+ onde critica o desempenho da sua empresa nesta rede social. Imediatamente tal post foi republicado em vários blogs e sites especializados.

publicidade:

A crítica

O engenheiro da Google, Steve Yegge

O engenheiro da Google, Steve Yegge

O post de Yegee foi basicamente uma crítica contra o modo de fazer as coisas da Amazon, mas o que chama atenção é que alguns linhas foram dedicadas a bater no Google+. Ele observa que a empresa falhou em compreender as plataformas, ao contrário do Facebook, Microsoft ou mesmo a Amazon.

“As plataformas têm tudo a ver com uma ideia a longo prazo”, disse Yegge. Segundo sua análise, a Google não se preocupou com isso. O que ela fez foi lançar um produto, não uma plataforma que considera a interação entre seus usuários.

Google interpreta o Facebook erroneamente, segundo Yegge

“Google + é uma reação, um estudo desenvolvido no curto prazo, baseado na noção incorreta de que o Facebook é bem sucedido porque eles construíram um grande produto. Mas não é por isso que eles são bem sucedidos. O Facebook é bem sucedido porque construiu toda uma constelação de produtos permitindo que outras pessoas façam o trabalho” disse Yegge.

Prosseguindo na comparação com a rede social de Mark Zuckerberg, Yegge enfatiza o que a colaboração tornou possível: “O Facebook é diferente para todos. Alguns passam o tempo todo no Mafia Wars. Alguns passam o tempo todo no Farmville. Há centenas ou talvez milhares de maneiras de qualidade para passar tempo, de forma que sempre há algo para todos”.

O post explicativo de Yegee

O post explicativo de Yegee

“Google sabe criar produtos, não plataformas”

O engenheiro da Google critica sua empresa, ponderando que ela sabe criar bons produtos, mas não plataformas. Estas consistem em criar um ambiente que cresça por si mesma, apenas com a colaboração dos usuários.

“A plataforma Google+ é uma patética ideia de última hora. Nós não tínhamos uma API para o lançamento”, crítica Yegge, destacando o atraso do projeto nesta área. No entanto, sua visão é positiva e indica que a empresa tem tempo para mudar as coisas e desenvolver um pensamento de longo prazo antes que seja tarde demais.

Yegee publica nota de esclarecimento

O engenheiro retirou o compartilhamento público do post, para em seguida, emitir um esclarecimento, este sim, disponível para todos os usuários.

Fonte: Mashable

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook