Atualizado em: 18 agosto 2011

Google cria blog para recomendar música

Google lança Magnifier, um blog auxiliar do serviço Music Beta, que tem como função fazer recomendação de novas músicas e apresentar novidades do cenário musical

Google Music Beta

A Google lançou o “Magnifier” (lupa, em português), um site criado para apresentar novidades musicais e potencializar o conteúdo do seu serviço “Music Beta”. A empresa assegura que seu novo blog apresentará diariamente novidades do mundo da música, oferecerá informação e músicas gratuitas para os usuários.

publicidade:

O serviço de música da Google, que está atualmente disponível apenas nos Estados Unidos, permite que os usuários façam upload de suas músicas para a nuvem as ouçam na internet ou em dispositivos Android. O serviço tem três meses de vida e a Google está confiante no seu sucesso. A intenção da Google é que o Music Beta não seja apenas um serviço para hospedar música, mas que também seja um espaço onde as pessoas possam encontrá-la.

Music Beta Magnifier

Com esse objetivo, nasceu o Magnifier, um blog sobre música atual desenvolvido pela Google. A empresa define o blog como um lugar de descoberta de novas músicas, que aumentará a coleção de conteúdos dos usuários do Music Beta.  A ideia é que os usuários possam se manter informados sobre o desenvolvimento do cenário musical através deste blog e que possam obter novos conteúdos.

Magnifier é “um blog que oferece boa música e fala sobre pessoas que a produzem, incluindo vídeos de performances e entrevistas com artistas, que permitem explorar diferentes gêneros musicais e ouvir músicas grátis que podem ser adicionadas às listas do Music Beta”, explica a Google.

No blog, os usuários irão ver o conteúdo atual e reportagens sobre música. Uma das seções é a “canção do dia”, onde a Google irá publicar temas de diferentes grupos musicais.

A Google também fala de uma seção chamada de “artista da semana”, onde a empresa concentra-se em um cantor ou uma banda. Na estreia do serviço, o grupo “My Morning Jacket” é o centro desta seção e a Google oferecerá duas de suas canções aos membros do “Music Beta”.

Acessando o Music Beta fora dos Estados Unidos

Quando usuários tentam acessar o Music Beta fora dos Estados Unidos, recebem a mensagem abaixo. Traduzindo para nosso idioma: “Nos desculpe. Music Beta somente está disponível nos Estados Unidos”. Mais abaixo vou ensinar como acessar o Music Beta no Brasil.

Acessando o Music Beta fora dos Estados Unidos

Para acessar o Music Beta fora dos EUA, inclusive no Brasil, faça o seguinte:

  1. Use um serviço de proxy como o HideMyAss.
  2. Digite o endereço http://music.google.com na caixa da URL e clique no botão amarelo “Hide My Ass!”
  3. Pronto, você acessou o Google Music.  Ignore a propaganda na parte superior da tela e navegue normalmente. Veja a tela do Google Music abaixo:

Acessando o Music Beta fora dos Estados Unidos

 

Como criar uma conta no Google Music

Simples, na página inicial do Google Music, entre com seu login e senha do Google. Na primeira vez que entrar, o sistema pede para você confirmar o método de recuperação de senha. Escolha o que for mais conveniente. Veja na imagem abaixo:

Como criar uma conta no Google Music

A tela seguinte irá te dizer em inglês que o Google Music precisa de um convite para que possa ser usado gratuitamente por tempo limitado. Para isso clique no botão “Request invitation”.

Como criar uma conta no Google Music

Após clicar em “Request invitation” o Google Musica mostrará a mensagem abaixo, agradecendo pelo seu interesse e que entrará em contato quanto houver mais convites disponíveis. A partir daí é só esperar o convite chegar em seu e-mail.

Como criar uma conta no Google Music

Esta é a maneira de usarmos o Google Music enquanto o serviço não é lançado oficialmente em outros lugares do mundo.

Vídeo do Google Music Beta

Este vídeo mostra o Music Beta em funcionamento, inclusive como é o e-mail com o convite que a Google nos envia.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook