Atualizado em: 30 julho 2011

Google cobrará para acelerar páginas

Um novo serviço da Google chamado Page Speed Service, promete acelerar o carregamento de páginas web entre 25 e 60%. A Google garante que os preços serão competitivos.

Google cobrará para acelerar páginasO motor de busca Google está prestes a lançar um serviço pago que pretende acelerar o carregamento de páginas web. Batizado como “Page Speed Service”, funcionará rescrevendo o código e disponibilizando a página do usuário a partir de seus próprios servidores, melhorando o desempenho web.

A Google apresentará o “Page Speed Service” na próxima quinta-feira (4/8), um um serviço para otimizar o carregamento do site para o cliente, que passará a receber uma resposta mais rápida. De acordo com testes, a Google explica que o serviço é capaz de promover uma melhoria na velocidade de carga entre 25 e 60 por cento, algo muito animador.

publicidade:

Com este novo serviço, o usuário deve apontar o site para um endereço no gigante das buscas, a partir do qual o código é reescrito. Assim, a Google permite que você agilize a visualização a partir de seus próprios servidores, e sem alterar a URL original.

O “Page Speed Service”, a Google fará compressão de imagens e armazenará em cache alguns componentes da página, diz em seu blog oficial. O grau de aceleração depende de vários fatores, como o conteúdo específico das páginas, o navegador utilizado, a localização geográfica ou a largura de banda disponível.

Não é a primeira tentativa da empresa de Mountain View para melhorar a velocidade do seu buscador. Há dois anos atrás, a Google lançou o “Page Speed Browser”, uma extensão que fornecia aos desenvolvedores, algumas sugestões para aumentar a velocidade de carregamento de sites.

Além disso, faz um ano que o buscador da empresa lançou um módulo do Apache, o “mod_pagespeed”, que automaticamente reescreve o código de páginas web, mas a funcionalidade exige um conhecimento técnico que a maioria esmagadora dos usuários não tem.

Agora, a Google dá um passo adiante para simplificar ainda mais o trabalho dos webmasters com o “Page Speed Service”. Para usufruir deste serviço, os clientes devem se registrar e indicar o DNS do seu site no Google.

Este serviço é um novo passo para a empresa a melhorar seus serviços. A Google afirma que está trabalhando para adicionar mais melhorias ao serviço, que ainda não é público, mas deve ter preços bem competitivos. Até este momento, a empresa oferece o “Page Speed Service” de graça, bastando preencher um formulário postado em seu blog. A resposta, no entanto, não é automática. Suponho que a aprovação se dê de forma manual.

Nos testes propostos pela Google, meu blog pessoal o Radbox, ficou 50 por cento mais rápido.

Fonte: Google Blog | Page Speed Service |Comparativo de velocidade

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook