Atualizado em: 8 agosto 2011

Google Chrome e Firefox somando forças

Mozilla Firefox e Google Chrome unem forças para criar um sistema de interoperacionalidade entre os dois navegadores. Testes estão sendo realizados.

Google Chrome e Firefox somando forçasOs desenvolvedores do Mozilla Firefox e do Google Chrome estão trabalhando juntos numa ferramenta que irá otimizar o desempenho de aplicativos web. Se trata do “Web Intents”, que será instalado no browser e agilizará o processo de conexão entre dois aplicativos web para ações específicas como compartilhar ou editar.

Os engenheiros de projeto Chromium, que se baseia navegador Google Chrome, anunciaram que estão trabalhando com a Mozilla em uma ferramenta chamada Web Intents. O Firefox, cujo interesse em aplicações web é bem conhecido e amplo, anunciou esta iniciativa no último mês de julho.

publicidade:

O Web Intents é baseado em uma característica do sistema Android do Google que já existe. Isto irá permitir que os aplicativos web executem uma chamada simples para a ação, como compartilhar ou editar, que as aplicações receptoras estão desenhadas para usar. Não é necessário, portanto, que nenhuma das partes tenha acesso à API do outra, garantindo a privacidade do código, enquanto se otimiza o processo.

Assim, em vez de ter que programar um código específico para cada aplicação web que seja necessário acessar, os desenvolvedores podem usar esses pedidos simples que serão construídos no navegador. As equipes do Chrome e do Firefox estão criando esta funcionalidade para cada um dos seus produtos, mas também estão colaborando para o desenvolvimento de uma API única que sirva para ambas as plataformas .

O objetivo do Web Intents, segundo Paul Kinlan, desenvolvedor do Google, é permitir aos desenvolvedores construir aplicações e serviços que possam trabalhar entre si, mas não explicitamente precisem ter acesso a partes do código que a outra parte não deseja tomar pública.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook