A impressão inicial que alguns tiveram quando a Google anunciou a sua rápida taxa de publicação de versões do Chrome: uma a cada seis semanas, em média., era que a empresa não apresentaria modificações significativas em cada uma destas atualizações.
Mas a Google lançou hoje (8) a versão 10 do navegador Chrome. A versão 9 foi lançada em 03 de fevereiro, pouco menos de cinco semanas atrás, e esta atualização nos traz um navegador muito mais rápido: seu motor JavaScript V8 é cerca de 66% mais rápido que seu antecessor. Este incremento na velocidade de execução de aplicativos JavaScript já vinha aparecendo nas versões beta.
Percebendo que a velocidade não é tudo na vida, o Google também tem trabalhado no desenvolvimento de uma interface melhorada, mais intuitiva e fácil de usar, onde e rápido e fácil para mudar a home page ou importar seus bookmarks de outros navegadores. Assim no Chrome 10, para encontrar a nova interface, basta clicar no ícono da ferramenta no canto superior direito e depois escolher “opções”.
Outro aspecto a mencionar é algo que não é novidade desta verão, sua capacidade de sincronizar senhas entre computadores, assim como bookmarks , extensões, preferências, temas e muito mais. Basta ativar isso na guia de preferências.
Eu entendo que, além da estratégia técnica, o Google tem uma uma estratégia de “venda” (o Chrome é gratuito). Atualizações a cada seis semanas são uma exceção na vanguarda do mundo tecnológico. O recente anúncio de que o Firefox teria muito mais atualizações que de costume certamente está fomentando a concorrência, o que é muito bom para nós.
Via Google Blog