Atualizado em: 7 julho 2011

Google bloqueia o domínio "co.cc"

Com cerca de 11,3 milhões de domínios, todo o conteúdo registrado com a extensão "co.cc" foi removido do Google que alegou problemas com spam e baixa qualidade.

Google bloqueia o domínio “co.cc”A empresa Google decidiu deixar de exibir nas pesquisas do seu buscador, mais de 11 milhões de sites com domínio “co.cc” argumentando que estas páginas hospedam conteúdo de baixa qualidade ou são geradores spam, como relatado no blog oficial do navegador.

Conforme publicado pelo site “The Register”, o chefe da equipe anti-span da Google, Matt Cuts, assegurou que a Google classifica o domínio como um freehost, então a empresa exerceu seu direito de bloquear todo o domínio, “que tem uma grande quantidade de sites suscetíveis a gerar spam ou que não tem qualidade”, disse Cuts

publicidade:

O “co.cc’” não é um domínio autorizado como o “co.uk”, por exemplo, mas pertence a uma empresa coreana e não é considerado oficial. Esta empresa oferece hospedagem gratuita com esta terminação, permitindo que se registrem até 15.000 endereços por mil dólares. Ou seja, é possível hospedar um site por apenas seis centavos de dólar.

Sua prática tem atraído vários spammers e phishers. De acordo com o grupo de trabalho Anti-Phishing, se registraram  4.963 ataques originados neste tipo de domínio somente no segundo semestre de 2010. De acordo com a empresa coreana, o domínio ‘”co.cc” tem mais de 5,7 milhões de usuários para cerca de 11,3 milhões de domínios, que seriam mais numerosos do que a soma das páginas com terminações .org e. uk.

Ante a uma situação tão escandalosa, a Google decidiu cortar o mal pela raiz e remover dos resultados de sua pesquisa todos os sites  “co.cc”, sem filtrar aqueles que não apresentam algum problema de spam.

Plataformas como o Blogger ou WordPress também permitem registar um domínio com terminações “blogspot.com” ou “wordpress.com”, e geram milhões de websites também suscetíveis de gerar spam, ou cujo conteúdo é pobre ou inexistente. O Blogger, de propriedade da Google, é particularmente entulhado de sites de downloads ilegais e conteúdo duvidoso. Com efeito, a Google lança uma bomba atômica em um dos maiores concorrentes do Blogger.

Fonte: The Register

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook