Atualizado em: 22 fevereiro 2012

Gmail pode apagar arquivos em casos extremos

O recente fechamento do MegaUpload tem reverberado temores em várias empresas que armazenam arquivos dos seus usuários, algo que pode ter acontecido com a Google
Você Sabia?
O Gmail oferecia, em seu início, 1 GB de espaço de armazenamento. O Yahoo! Mail e MSN Hotmail, que ofereciam 6MB e 2MB, respectivamente, tiveram de rever a questão de espaço disponível para continuarem tendo condições de concorrer comercialmente. O mesmo ocorreu com provedores pagos e gratuitos ao redor do mundo

Um usuário de um fórum de downloads assegurou que a Google deletou arquivos MP3 que infringiam direitos autorias de sua conta do Gmail. Após o caso se tornar público, a companhia negou ter tomado esta medida. No entanto, um porta-voz disse que poderia fazê-lo em “casos extremos”.

Embora o buscador tenha tomado algumas medidas contra a pirataria, o fato é que a Google também tem se posicionado contra leis que afetam diretamente os usuários, como a SOPA. No entanto, este caso, mais uma vez coloca a empresa em uma posição comprometedora.

publicidade:

Tudo começou quando um usuário do Pirateweb postou uma mensagem na qual ele afirma que, na sequência das recentes alterações de privacidade da Google, quase todos os arquivos de MP3 que ele havia armazenado, haviam desaparecido da sua conta para o Gmail. Os únicos que permaneceram, sustentou ele, eram de artistas menos conhecidos que não estão no YouTube.

mp3-piracy

Google diz que não interfere nos arquivos pessoais dos usuários

Enquanto isso, um porta-voz da empresa negou que tivesse tomado esta medida em um comunicado ao site especializado em tecnologia, TechCrunch. No entanto, ele também explicou que é algo que poderiam fazer  em casos extremos, embora não pretendam usar a ferramenta para remover tal conteúdo do YouTube, tal como sugeria o usuário do Pirateweb.

“Nós não entramos ou interferimos em contas de usuários do Gmail, exceto em casos extremos, para responder às ordens judiciais. Os correios, informações e arquivos armazenados em contas do Gmail são informações privadas dos usuários”, diz a empresa através do seu porta-voz.

Fato é que o recente fechamento do MegaUpload tem reverberado temores em várias empresas que armazenam arquivos dos seus usuários, algo que pode ter acontecido com a Google.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook