Atualizado em: 5 agosto 2011

Gmail ganha painel de visualização

Gmail ganha painel para visualização de mensagens no estilo do Microsoft Outlook. Funcionalidade é opcional e pode ser habilitada através do Labs.

Gmail ganha painel de visualizaçãoA maioria dos serviços de e-mail como Hotmail ou Yahoo permite aos usuários habilitar uma opção pela qual eles podem exibir o conteúdo de um e-mail sem ter que sair da caixa de entrada. O Gmail oferecia esta funcionalidade para quem o visitasse através de um tablet, e agora, estendeu esta característica para os navegadores de desktop.

O serviço de e-mail da Google, dando sequência a onda de atualizações que tem sido adicionadas nas últimas semanas, tanto para a web, quanto para a versão móvel, incorporou o painel de visualização como um novo recurso no Gmail Labs.

publicidade:

Os usuários poderão ativar este recurso, clicando no ícone da engrenagem situado no canto superior direito do Gmail, depois escolhendo “Configurações do Google Mail”. Após, clique na guia “Labs”, procure pelo “Painel de visualização”, selecione “ativar” e clique em “Salvar alterações” na parte inferior da página.

Em meus testes, percebi que este recurso é incompatível com outro “labs” que coloca o bate-papo do lado direito da página. Eu gosto deste recurso, porque me permite aproveitar melhor o monitor widescreen, mas é uma perda aceitável para ganhar a visualização das mensagens.

Uma vez ativado, o usuário verá no canto superior direito da lista de mensagens, um botão para mudar o aspecto da visualização de mensagens. Você pode escolher entre “Sem divisões”, “Divisão vertical” e “Divisão horizontal”. O resultado lembra um pouco o nosso velho conhecido Microsoft Outlook.

O modo “sem divisões” deixa tudo como era. “Divisão vertical” mostra as mensagens do lado direito da tela, ideal para monitores widescreen. Já o modo “divisão horizontal”, mostra a lista de mensagens na parte superior e o painel de visualização logo abaixo. Este último modo se adapta melhor aos antigos monitores CRT (tubo).

Como de praxe, cada e-mail deve ser exibido por pelo menos três segundos para ser marcado como lido, embora o usuário também possa alterar esta opção.

Fonte: Gmail Blog

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook