Atualizado em: 3 junho 2011

Gmail atacado novamente

Segundo a Google, hackers chineses tiveram acesso a centenas de senhas de contas do Gmail, incluindo jornalistas, funcionários do governo dos EUA e ativistas chineses

Gmail atacado novamenteOs hackers que atacaram o Gmail, tiveram acesso a várias contas durante meses e podiam estar planejando um ataque  mais sério, disse um especialista em segurança cibernética que revelou publicamente o incidente.

A Google afirmou que suspeita que hackers chineses tentaram roubar senhas de centenas de titulares de contas do Gmail, incluindo algumas de altos funcionários do governo dos EUA, ativistas chineses e jornalistas.

publicidade:

“Não foram sofisticados e inovadores, mas foram invasivos”, disse Mila Parkour, que relatou o ataque cibernético em seu blog sobre malware.

Enviar mensagens de phishing usando detalhes dos dados pessoais lidos é invasivo. Além disso, eles mantiveram o pleno acesso às caixas de correio por um longo tempo”, disse Parkour para a agência Reuters. O especialista usa um pseudônimo de mulher para proteger a sua identidade.

Parkour estava envolvido na investigação de um desses eventos de phishing, onde os usuários são levados a dar informações confidenciais e, em seguida, começou a reunir informações sobre outros casos semelhantes.

O Google não quis comentar o relatório do Parkour, mas uma fonte familiarizada com o assunto disse que havia semelhanças entre o ataque que ele analisou e outros casos semelhantes. A fonte não quis ser identificada devido à sensibilidade da questão.

A empresa de Internet que já foi vítima de um episódio de cyber ataque sofisticado no ano passado, não deu mais detalhes sobre o caso recente. Segundo a Google, sua infra-estrutura não foi comprometida.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook