Atualizado em: 29 junho 2011

Gmail aprimora anti-phishing

Na onda de novos recursos implementados pela Google, o Gmail ganha uma versão mais aprimorada do seu já eficiente sistema de detecção de mensagens de phishing.

Gmail aprimora anti-phishingGmail, o e-mail da Google, quer dificultar ataques de phishing aos seus usuários, portanto irá exibir mais informações sobre a origem de certas mensagens recebidas por usuários, para que eles possam ser mais bem informados e protegidos do engano.

O phishing é uma forma de engano na qual os criminosos se fazem passar por uma pessoa ou instituição para obter acesso a dados e informações pessoais de usuários, ao acessar os links ou abrir anexos de um e-mail. Portanto, para evitar que os usuários sejam vítimas destas ameaças, as informações enviadas para os usuários do Gmail foram aprimoradas.

Se alguém forjou uma mensagem de um remetente que você confia, como seu banco, o usuário pode ver mais facilmente que a mensagem não é de onde ela diz ser, informa o blog oficial do Gmail.

Sempre que o usuário recebe uma mensagem de alguém que não está entre a lista de contatos do Gmail, o cabeçalho onde aparece o e-mail incluirá “Mostrar detalhes” na guia.

Isto também vale para os sites que as vezes enviam mensagens em nome de outra pessoa, como por exemplo, quando um amigo envia a outro, um artigo de um site qualquer usando um links de compartilhar notícias. Agora o Gmail mostra no cabeçalho de onde a mensagem procede.

Além disso, o Gmail também detecta automaticamente as mensagens suspeitas e exibe um aviso quando parece que alguém forjou um endereço do Gmail. Isto é feito através da avaliação da autenticação dos dados das mensagens.

Se o usuário acha que um e-mail é uma tentativa de phishing, pode notificar a equipe do Gmail através do envio de relatórios. Estes relatórios podem ser encontrados na guia “Responder”, escolhendo a opção “denunciar phishing”.

Fonte: Gmail Blog

Você também vai gostar disso!

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook