Atualizado em: 26 agosto 2013

Formas de melhorar o sinal de Wi Fi dentro de casa

Quase todos os computadores portáteis vêm de fábrica com dispositivos para rede sem fio no padrão Wi-Fi.
Você Sabia?
Que a conexão de internet via Wi-Fi é fornecida por apenas 14,3% das prefeituras das cidades do Brasi
Wi Fi 2

Hoje em dia as redes sem fio trouxeram uma facilidade inegável

Primeiro era necessário uma série de cabos para se conseguir uma boa conexão de internet no computador. Era cabo para todo lado, um que ia até o modem, depois outro que chegasse ao HUB e mais um para se conectar ao computador. Mas atualmente esse número de conexões podem ser diminuídos com o uso do wireless.

Entretanto muitas pessoas não trocam a sua rede com cabos por um roteador sem fio pois nem sempre o sinal wireless é forte o suficiente, e a pessoa ainda acaba tendo uma perda significativa da velocidade em sua conexão, além da variação de sinal, que muitas vezes só é forte próximo do roteador.

publicidade:

Formas de Melhorar o sinal de Wi Fi dentro de Casa

Identificando o Problema: Primeiro o usuário precisa identificar o que está causando a queda ou lentidão do sinal ao utilizar a conexão wireless. O usuário deve verificar onde seu roteador Wi-Fi está colocado. Devendo instalar o aparelho em locais centrais de sua casa, para que o sinal chegue à todos os cômodos da casa.

Lembrando que o aparelho de Wi Fi  deve ficar a altura elevada, como sobre uma estante ou balcão.  Evite paredes e objetos metálicos extremamente densos, porque  prejudicam bastante o sinal.

Verifique o computador: O computador também pode ter problemas com o recebimento do sinal do Wi Fi. Sendo que é aconselhável  que o computador não fique no chão, mas sobre uma superfície mais elevada, para poder receber o sinal do Wi Fi sem impedimentos. Já os notebooks não tem esse problema, visto que ficam sobre mesas e a recepção acaba sendo melhor.

Algumas vezes é a placa de recepção Wi-Fi, que pode não ser tão boa ou apresentar problemas.  Sendo que o usuário pode comprar uma nova placa PCI ou um adaptador USB para recebimento de sinal sem fio. Também é aconselhável verificar se os drivers de todos os dispositivos estão atualizados.

Verifique o roteador: Verifique cada item:

Canal do roteador: os roteadores geralmente vem com um padrão de fábrica. Só que os eletrônicos sem fio utilizam, a mesma frequência. Então é necessário modificar o canal em que o roteador trabalha para não haver nenhum tipo de complicação no sinal. Já para mudar o canal do roteador é possível usar o programa NetStumbler. Atualize o firmware: atualizar o software do roteador, faz uma grande diferença  na qualidade da transmissão e recebimento de dados. Para atualizar o firmware do roteador, o usuário  deve acessar o site do fabricante e procurar atualizações para o modelo que tem.

Antenas do roteador Wi Fi: A capacidade das antenas são medidas em uma unidade chamada dBi que, corresponde ao ganho de energia obtido nos planos vertical e horizontal. Ando que quanto maior o dBi, maior e melhor o alcance das antenas que estão conectadas ao roteador. Então se o usuário tiver antenas mais potentes, os obstáculos e a distância não vão intervir tanto com o sinal.
O usuário pode verificar se o seu roteador permite trocar as antenas, pois como a maioria dos roteadores vêm com antenas de 2 ou 3 dBi, troca-las por uma mais potente pode resolver muitos problemas.

Repetidores: Os repetidores são bastante eficientes para aumentar a efetividade com que o sinal chega a todos os locais da casa. Sendo que a função dos repetidores é reenviar o sinal wireless do roteador principal, refletindo-os como se fossem espelhos. Assim o usuário pode dividir o espaço total da sua casa em dois ou mais pontos principais e obter uma cobertura Wi-Fi bem melhor.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook