Atualizado em: 20 junho 2011

Firefox ganhará visualizador de PDF

A fundação Mozilla, desenvolvedora do Firefox, trabalha para implementar a visualização de documentos no formato PDF dentro do navegador. O trabalho derá estar pronto em três meses.

Firefox ganhará visualizador de PDFUma das coisas mais legais da guerra dos navegadores, é a grande quantidade de recursos interessantes que são adicionados a cada versão dos browsers mais populares: Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome e Apple Safari.

A bola da vez está com o Firefox, desenvolvido pela Fundação Mozilla. O navegador mais popular depois do Internet Explorer irá ganhar uma funcionalidade que permitirá visualizar documentos no formato PDF.

publicidade:

A Mozilla trabalha neste projeto baseado em HTML 5 e Javascript e promete liberar o recurso em no máximo três meses, de acordo com informações postadas no blog de Andreas Gal, pesquisador da fundação.

A princípio, o visualizador de PDF será disponibilizado como uma extensão do Firefox, e futuramente, a ideia é incorporá-lo ao navegador como um recurso nativo.

A iniciativa deve estar relacionada com o rival Google Chrome, que já oferece visualização de PDF usando uma API nativa em lugar de um plugin. A Mozilla, com este movimento, demonstra que não está disposta a perder terreno em favor do rival Chrome, que continua ganhando terreno no mercado de navegadores.

O PDF (Portable Document Format) é um padrão aberto, desenvolvido pela Adobe Systems em 1993, e qualquer pessoa pode escrever aplicativos que leiam ou escrevam neste formato.

Um arquivo PDF pode conter texto, gráficos e imagens, e sua característica mais marcante é manter a formatação em qualquer computador ou sistema operacional onde seja visualizado.

 

 

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook